O Colégio Estadual Onofre Pires é a mais antiga escola pública do município e neste dia 13 de maio completa 91 anos. Entre as atividades que marcam as comemorações de aniversário, é possível destacar o livro comemorativo aos 91 anos. Nele os alunos podem realizar manifestações de apreço a escola que pertencem. Um portal que leva o nome do colégio foi recentemente concluído e também marca as obras realizadas para celebrar o aniversário.
Na história recente do educandário a comunidade escolar adotou o lema “Escola do Coração”. Segundo a direção o trabalho da equipe diretiva prioriza projetos educacionais que tenham valores humanistas como o amor, o respeito, a vivência comunitária e familiar.
Um painel com as fotos das turmas também está exposto na entrada do Onofre Pires e faz parte das ações realizadas para relembrar a história. Na opinião da direção “as paredes da nossa Escola do Coração parecem sorrir: de alegria, de amor pela educação e de orgulho por vivenciar os momentos que compõem essa história”.
Neste dia de festa para a escola a direção se manifestou por meio de um texto deixado para a imprensa, no qual socializa o sentimento da equipe diretiva e demais agentes que ajudaram a construir uma trajetória de respeito dentro da comunidade santo-angelense. “Nossa história está sendo escrita e vivida, a cada dia, com muita garra, entusiasmo e amor à educação, por acreditarmos que somente com ela conseguiremos transformar a sociedade. Queremos repartir nossa alegria também com todos aqueles que contribuíram, ao longo dos 91 anos, com seu carinho e admiração, para a escrita dessa significativa história”.
Fundada em 13 de maio de 1924, inicialmente chamada de Grupo Escolar Onofre Pires, é a mais antiga escola pública de Santo Ângelo, se consolidou como referência na comunidade. Conforme destaca a direção da escola, “carrega a marca de compromisso com a causa maior do nosso trabalho, que são os alunos”.