Alfabetização na Idade Certa

633 0

Santo Ângelo aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A iniciativa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, Distrito Federal, Estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos, ao final do terceiro ano do ensino fundamental.
Dos 5.568 municípios do Brasil, apenas 137 não aderiram ao programa até 31 de dezembro de 2012 e Santo Ângelo era um deles. No início de 2014, a Secretaria de Educação optou por aderir ao programa.
No município, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa será coordenado pela diretora pedagógica da Secretaria de Educação, professora Sônia Obermeier e pelas orientadoras Rosane de Fátima Silva e Roseli Ferreira de Melo. Segundo Sônia, o programa prevê uma bolsa mensal de R$ 200 para cada professor participante, desde que o mesmo obtenha 75% de frequência nas formações.
O início das formações dos professores da rede municipal de ensino foi realizado ontem, 23, com a participação de 70 professores. A formação inicial será de 120 horas e os participantes receberão certificação pela instituição de ensino superior responsável pelo pólo no qual o município está inserido. No caso de Santo Ângelo a instituição responsável é a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Ainda de acordo com Sônia, no contexto atual, a alfabetização é uma das prioridades nacionais e o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação do estudante para o bom exercício da cidadania e assegurar o direito à aprendizagem que é, sem dúvida, um compromisso da Secretaria de Educação de Santo Ângelo.

Neste artigo

Participe da conversa