Irmã Iracy: A arte de educar com amor

786 0

Quando uma atitude cotidiana comunica mais que as palavras, o texto é mero coadjuvante da cena. Mesmo assim, o retrato cotidiano feito na tarde de segunda-feira, dia 3, vem seguido de um breve texto que sintetiza uma história de vida de 86 anos, 45 deles dedicados a educação em funções como professora, diretora e coordenadora de escolas da rede Verzeri.

 

Irmã Iracy Pizzutti todos os dias abre os braços para receber os alunos do Colégio Teresa Verzeri. Quem observa a cena em profundidade, logo percebe que não se trata de mero cumprimento formal, o incansável gesto é repetido com a consciência de que o processo educativo deve tocar a alma. Irmã Iracy acredita que o encontro “face a face” é um instrumento transformador e o alimento do espírito e aponta a falta de conversação na família como uma das principais causas da dissolução desta importante célula social na contemporaneidade.

Formada em pedagogia e pós-graduada em outras áreas, as quais se abstêm de informar para não ostentar o saber, detém peculiar característica pessoal que alia, conhecimento técnico, prático e vocação pessoal, facilmente percebido na atitude franca praticada com dedicação no portão da escola.

Iracy percebeu sua missão desde tenra idade, por conseguinte, o abraço dispensado cotidianamente na volta às aulas desta semana, representa uma antiga identificação embrionada na infância. Quando ainda morava na Argentina em companhia dos pais, orava todas as noites diante da representação do Sagrado Coração de Jesus. Aos 16 anos de idade, Iracy Pizzutti acompanhava a família que procurou atendimento médico no Hospital de Caridade de Ijuí, na época conduzido pelas irmãs do Sagrado Coração de Jesus. Ao perceber o modo que aquelas irmãs atuavam, não teve dúvida. Era com aquela intensidade que gostaria de escrever a sua história de vida.

Desde então, trilhou os caminhos da educação. Hoje, ao lado de oito irmãs da congregação, trabalha diariamente para aliar a técnica da educação com a alma da instituição. “Nosso carisma verdadeiro é fazer com que o amor de Jesus penetre nos corações das pessoas com que a gente se relaciona, ou seja, amar como Jesus amou” palavras de Irmã Iracy que esclarece sobre o seu modo de vida, ela conta que em Santo Ângelo compõe uma família de oito irmãs, neste caso representadas pela coordenadora Elizabete Bernarde.

Já foi diretora da instituição em Santo Ângelo, no entanto, atuou na direção de escolas da rede em São Paulo Capital, Sarandi, Ijuí, Esteio e principalmente em Santiago. No Colégio Medianeira desempenhou a função de diretora por 18 anos. A imagem da Irmã Iracy não revela a idade. A vontade cotidiana de promover encontros carregados de humanidade é o combustível que permite esconder o peso dos 86 anos de idade, ato que exemplifica a arte de educar com amor e, no conjunto, colabora para sustentar a alma da instituição.

Neste artigo

Participe da conversa