Faixa zebrada ou “linha dê a preferência”?

Pintura de Faixa de Travessia de Pedestre (FTP 1) na saída de rótulas causa contradição e confunde motoristas e pedestres. A prática pode inviabilizar a fluidez da rotula...

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Segurança ou fluidez - Faixa de pedestre 05 (Copy)Faixa de Travessia de Pedestre (FTP) é pintada na saída da rótula localizada no cruzamento da Rua XV de Novembro e Av. Rio Grande do Sul e precariza a fluidez dos veículos, e, ao mesmo tempo, cria insegurança para os pedestres. A pintura das linhas transversais que ajudam na organização do trânsito naquela Avenida está sendo realizada, pois recentemente o asfalto foi reconstituído através do programa Pró-transporte.
O oficial da Brigada Militar, Tenente Belmiro, entende que quando optamos pela faixa de segurança na saída da rótula abrimos mão da fluidez e o contrário também ocorre, quanto optamos por mais fluidez para os veículos, o resultado será mais insegurança para os pedestres.
Belmiro explica que para resolver este tipo de paradoxo, usa-se a faixa de segurança em “uma das pistas da avenida” onde os veículos entram no sistema de rótula e, na outra metade, onde os veículos saem da rótula, somente uma LDP – “Linha dê a preferência”, que delimita o local de parada em caso de necessidade.
Com este tipo de linha o pedestre olha e atravessa a rua se achar seguro. Reduzindo a margem de conflito no trânsito sem precarizar demasiadamente a fluidez da rótula e ainda proporcionar relativa segurança para o pedestre.
A LDP deve ser complementada com a aplicação no pavimento do símbolo “Dê a preferência”.

Cultura de gestão de trânsito em Santo Ângelo

A FTP – Faixa de Travessia de Pedestre que ilustra a matéria de hoje está localizada na Av. Rio Grande do Sul, no entanto, a colocação de faixas de segurança em cruzamentos de vias é comum em outros pontos da cidade, nem todas causam contradição mas muitas delas podem causar dúvida e insegurança para o pedestre.
Na esquina da Rua 25 de Julho com a Av. Getúlio Vargas, quando o motorista que segue pela Rua 25 de julho faz a conversão a direita para acessar a Av. Getúlio Vargas, pode eventualmente atingir um pedestre que se utiliza da faixa, tendo em vista que o olhar do motorista em horário de movimento está a cuidar o fluxo que vem do lado esquerdo. Embora exista a necessidade de promover a passagem do pedestre, o local onde são postas, muitas vezes, criam a contradição com os princípios de fluidez e segurança.

O que diz o código de Trânsito

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito a faixa de travessia de pedestre do tipo zebrada (FTP 1) deve ser colocada em meio de quadra ou onde estudos de engenharia indicarem sua necessidade. De um modo geral, a faixa deve respeitar sempre que possível, o caminhamento natural dos pedestres, no entanto, sempre em locais que ofereçam maior segurança para a travessia.

Estudo do planmob

O Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob) que tem a finalidade de reunir elementos para o diagnóstico da situação real da cidade, deve trazer propostas e diretrizes de alterações que venham a minimizar os impactos negativos do trânsito em Santo Ângelo, além de potencializar a circulação das pessoas pelos chamados meios alternativos de transportes, como ciclovias, por exemplo.
O PlanMob é considerado o primeiro passo para a criação de soluções de mobilidade e deslocamentos. Segundo o próprio Plano de Mobiliade urbana, “é imprescindível que o estudo do Plano de Mobilidade tenha atualizações e releituras permanentes, principalmente no que diz respeito às novas tecnologias, tanto de mobilidade quanto na determinação do planejamento das rotas”.

Recomendação do PlanMob para
o cruzamento em análise

Plano de Mobilidade Urbana-62 (Copy)
O estudo indicou que no cruzamento da Rua XV de Novembro com a AV. Rio Grande do Sul temos o maior número de veículos por turno: 2323 veículos/dia circulam no turno da manhã. Também foi registrado o maior pico de trânsito: 1296 veículos no período das 7:30 às 8:00, o que corresponde a 43,2 veículos por minuto.
O cruzamento tem uma das maiores movimentações e fluxos semelhantes entre as três centrais movimentações (reto e conversões à esquerda e a direita). Portanto, apesar da geometria favorável, é recomendado ajuste de desenho e revisão da sinalização, de maneira a organizar o alto fluxo nas diferentes movimentações em todos os pontos do cruzamento, com atenção especial para as conversões a esquerda.

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1 comentário

  1. Altemir Foza Responder

    Sempre achei que a faixa de segurança teria que ser na metade da quadra e não nas esquinas. ”Segundo o Código Brasileiro de Trânsito a faixa de travessia de pedestre do tipo zebrada (FTP 1) deve ser colocada em meio de quadra”. A engenharia da prefeitura são cargos políticos e não entendem a fundo sobre esse assunto, colocam a faixa em lugares errado. Perigoso para o motorista e pedestre.