Sombras, pessoas e bonecos contam histórias das Missões

1200 0

Mitos e histórias das Missões contadas a partir de três expressões: O teatro de sombras, bonecos e de atores. A proposta faz parte do projeto “Espaços de Sombra e Teatro” realizado pelo grupo A Turma do Dionísio. O resultado de um ano de pesquisas, ensaios e elaboração artística deve mixar diferentes linguagens da dramaturgia para, em meados de outubro, materializar o espetáculo “Caminhos de Sol e Lua”, que será visto em 12 cidades do Rio grande do Sul.
O projeto é financiado pelo Governo do Estado através do Programa Pró Cultura – FAC das Artes e prevê a divulgação de todo o processo de criação, e ainda, uma oficina de teatro a ser realizada em Santo Ângelo. Após ser contemplada com o incentivo financeiro, A Turma do Dionísio, desenvolve com dedicação exclusiva a nova proposta artística.
O Projeto está em adiantado processo de elaboração, o material gráfico de divulgação já está pronto e concebido a partir da relação de complementaridade e conflito entre os dois personagens centrais do enredo. Atualmente o grupo está realizando ensaios e ajustes finais para o espetáculo.
Caminhos de Sol e Lua tem no teatro de sombras o mote principal.  O trabalho de A Turma do Dionísio neste projeto ganha caráter experimental e a elaboração do figurino, texto personagens e principalmente as silhuetas dos personagens ganham um capítulo à parte no processo.
Os integrantes dizem que “a confecção exige paciência e determinação. Tesoura, estilete, cola, martelo… e mãos a obra”. Mas antes da “mão na massa” foi elaborada uma pesquisa histórica sobre os Índios Guaranis e as Missões Jesuíticas. As figuras “foram concebidas a partir de elementos geométricos e traços elementares, que reforçam o caráter contemporâneo da montagem ao entrelaçar diferentes linguagens: teatro de sombras, teatro de atores e teatro de bonecos”.
Mas além do produto final, o projeto prevê a compartilhamento de todo o processo de elaboração da peça. Pode ser acompanhado no blog criado exclusivamente para este fim: http://www.sombraseteatro.blogspot.com.br/ . Lá a comunidade regional pode acompanhar explicações sobre o Laboratório de Teatro de Sombras; Escrita e Análise do Texto; Criação de Figurinos e Adereços; Estudos e Criação de Silhuetas; Confecção de Silhuetas; Confecção de Figurinos; Processo de Ensaio; Criação Gráfica, tudo compartilhado e publicamente disponível para os interessados.
O projeto tem a seguintes propostas: Pesquisa histórica, dramatúrgica e cênica; criação de espetáculo de teatro de atores, bonecos, sombra e música ao vivo; apresentação nas cidades de abrangência do projeto; realização de debate com o público após a apresentação; distribuição de Projeto Pedagógico, com atividades que aprofundam a discussão sobre o tema da peça; realização de Oficina de Teatro, em Santo Ângelo.

Neste artigo

Participe da conversa