Uma das paredes da agência do INSS – Previdência Social de Santo Ângelo amanheceu pichada na manhã da última quinta-feira, dia 30 e o autor não foi identificado. O vigilante conta que trabalha até às 19h e quando encerrou as atividades na quarta-feira, não havia a frase e, no dia seguinte, quando retornou viu a inscrição.
Lê-se na parede: “Quem realmente precisa não é ajudado. Sistema corrupto, quem paga é o povo”. “A lei é pra todos… Tudo pelo Brasil”.
O atendimento presencial sem agendamento em todas as agências do INSS do País foi limitado até às 13h. Fora deste horário, somente com agendamento prévio feito com acesso à internet ou pelo telefone “135”.
O vandalismo neste patrimônio público coincidiu com as mudanças, que ainda são desconhecidas de muitos segurados. Embora o acesso a algumas rotinas de consultas e alterações ficou mais facilitado para os segurados com acesso a internet, por outro lado, criou mais dificuldade para pessoas sem acesso a informação e mais burocracia para o atendimento presencial.
O agendamento após às 13h é feito por meio de um sistema chamado “Meu INSS”, disponível em aplicativo de celular ou diretamente na internet com uso do navegador do computador pessoal e mediante um cadastro para obter o nome de usuário e senha. No “Meu INSS” é possível consultar o extrato previdenciário, simular o tempo que falta para se aposentar, entre outras consultas e extratos.
Mesmo com a mudança encontramos varias pessoas procurando o INSS após às 13h sem agendamento prévio. Ao chegarem na agência são surpreendidos com a mudança, além disso, uma parcela da população nem tem acesso aos meios digitais, o que causa revolta desta parcela de pessoas.
Serviços que passaram a ser agendáveis
•Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
•Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
•Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
•Atualizar dados cadastrais do beneficiário
•Alterar meio de pagamento
•Cadastrar Declaração de Cárcere
•Transferir Benefício para outra Agência
•Desistir de Aposentadoria
•Cadastrar ou Renovar Procuração
•Cadastrar ou Renovar Representante legal
•Reativar Benefício
•Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
•Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
•Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
•Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
•Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
•Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
•Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
•Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
•Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte