17 lançamentos na feira

Escritores regionais ganham destaque na Feira do Livro

1976 0
Atividades são realizadas até sábado, 13, no Complexo Cultural de Santo Ângelo
Atividades são realizadas até sábado, 13, no Complexo Cultural de Santo Ângelo

A Feira do Livro de Santo Ângelo está em andamento. A movimentação literária iniciou ontem no Complexo Cultural do Centro Municipal de Cultura e Teatro Antônio Sepp. No primeiro dia teve como uma das atrações a participação do vocalista da Banda Estado das Coisas, Tiago Ferraz. O lançamento e apresentação de livros de autores locais e regionais também é um dos destaques da feira neste ano, ao todo são 17 lançamentos.

Feira 2016Saiba mais sobre algumas obras lançadas
Feira do LivroOtavio Reichert - Decifra-meTravessia no Tempo e no Vento – A Trilogia: Travessia no Tempo e no Vento da escritora e mestre em literatura Maria Eli Braga Mannrich foi apresentada durante a feira do livro de Santo Ângelo ontem. O primeiro livro da série Pão-Por-Deus – Vivo na Cultura Brasileira é fruto de pesquisas realizadas no mestrado da escritora e a partir deste livro ela mergulha em uma vivência literária que dá origem a outras duas obras: Dulces Sinais e Travessia no Tempo e no Vento.
Maria Eli investigou a origem do poema Pão-Por-Deus e como resultado a publicação do primeiro livro da série. Uma obra científica literária que faz um resgate cultural que deu base para outras duas publicações. A identificação com a cultura portuguesa e a região das missões fez com que a escritora mergulhasse em suas pesquisas e publicasse duas novas obras. Nestas últimas, faz um passeio literário entre a ficção e a realidade em que demonstra o auto encontro com a cultura e a história da colonização portuguesa, bem como, com o jeito peculiar que seus antepassados trabalhavam a escrita no contexto histórico, sociais e político da região das Missões. Contudo faz um resgate da história literária regional, e, ao mesmo tempo, um resgate das próprias origens.

DSCF0020“Buenos Causos” – Acontece nesta quarta-feira, dia 10, no saguão do Centro Municipal de Cultura (CMC), o lançamento da obra “Buenos Causos” do escritor e conselheiro tutelar Jonatã Ferreira. Abordando a linguagem regionalista, onde relata à vida cotidiana e o imaginário deste povo fascinante. Contando causos de antigamente, que por muito tempo circularam nos galpões de estâncias, a obra é uma homenagem ao povo gaúcho e missioneiro. O evento inicia às 19h e tem entrada franca. Para outras informações entre em contato pelo telefone (55) 8434-8146.

“Decifra-me” – Livro escrito pelo autor Otáviano Reichert será lançado durante a feira do livro e no Arena Grill na sexta-feira, dia 12. A obra Decifra-me é uma obra diferente em vários aspectos desde a capa até o conteúdo. Caracteriza-se como um livro de “charadas” para todos os públicos, dos jovens até os idosos. Em cada uma das 33 páginas o autor do livro formula enígmas de humor, filosofia e poesia e, de maneira especial, a resposta na própria página.
Fabiano Reichert é licenciado em letras Português-Inglês, poeta, declamador e palestrante cultural. É também membro da ASLE no qual ocupa a cadeira de número 12, autor das letras dos hinos dos municípios de São José do Inhacorá e de Tio Hugo, autor da letra do Hino das 3ª RT e avaliador do MTG.

“Das frestas das labaredas” é o título de um poema de Waldemar Menchik Júnior e também dá nome a primeira obra literária deste defensor público e atua na comarca de Santo Ângelo. Para externar o que lhe vem n’alma, tanto no cotidiano simples dos dias, quanto nos atávicos costumes missioneiros, o autor registra em livro o que ele mesmo define como um conjunto de textos “hauridos ao longo dos tempos e escritos com afeto”.
Waldemar Menchik Junior descreve as razões pelas quais resolveu editar a obra “Escrever não é difícil. Talvez o seja quando o autor busca confeccionar algo compatível com a expectativa de quem o lerá. Não é o caso, porém, desta despretensiosa coletânea de garatujas retiradas do escaninho da alma. Quem escreve, contudo, carrega a indisfarçável intenção de ver publicado seu trabalho. É que não se deve escrever “para engravidar gavetas”. Publicou Waldemar em uma página dedicada ao livro nas redes sociais.

Confira a relação de títulos e autores:

“Trilogia no tempo e no vento” de Maria Eli Braga Mannrich
“O X da dúvida: O chupa-cabra de Santa Rosa” de Roque Aloísio Weschenfelder
“Das frestas das labaredas” de Waldemar Meinchik
“Bola de Neve e Branquinho” de Marli Arruda
“Buenos causos” de Jonatã Ferreira
“Lendas missioneiras” de Mário Simon
“Um amor pra vida inteira” de Maria Inês Flores Pedroso
“Izidra para crianças” de Izidra Lemos
“Os Tauras somos nós” de Hélio Estivalette
“A maçonaria anarquista” de Roberto Aguilar
“Decifra-me” Otávio Reichert
“Carijada: Tempo e Espaço de Identidades” de Bedati Aparecida Finokiet e Maria Aparecida Lucca Paranhos
“Sepé Tiaraju” (história em quadrinhos) de Clayton Cardoso
“Missões: Reflexões e questionamentos” de Júlio Quevedo
“Maio de Outono” de Marcos Vinicios de Almeida Saul
“Concurso de contos” Autores diversos
“Os Anjos do Bosque da Luz” de Rita Carolina Alvineli Cristani

Neste artigo

Participe da conversa