Os girassóis do IFFar

Os alunos e professores do IF Farroupilha Campus de Santo Ângelo aproveitam as cores da espécie para registrar o colorido de suas flores em selfies

2621 0

A Embrapa recomenda o Cultivo do Girassol no Rio Grande do Sul nos meses de Janeiro e Fevereiro, mas um lote desta exuberante oleaginosa chama a atenção dos alunos e professores do IF Farroupilha Campus de Santo Ângelo, que aproveitam as cores da espécie para selfie e registrar o colorido de suas flores. A parcela foi implantada na área experimental da instituição para análise dos pesquisadores e alunos.
No dia 10, próxima terça-feira entre 9h30min e 12h, será realizado um Dia de Campo para demostrar tipos de cultivares e o manejo desta planta. Além disso, serão apresentados híbridos de milho, manejo da cultura do milho, plantas de cobertura de verão manejo da cultura do feijão, cultura do sorgo e estabelecimento da cultura da soja.
Na segunda feira, dia 9, entre 8 e meio-dia, também será realizado um evento focado na apresentação de máquinas agrícolas com a participação da Redemaq e uma palestra sobre agricultura de precisão e agricultura 4.0.

SOBRE O GIRASSOL
O girassol, juntamente com a soja e a canola, são as principais culturas anuais produtoras de óleo comestível do mundo. O girassol possibilita uma rotação/sucessão diversificada do sistema de produção de grãos, destacando-se o fato de a cultura ser interessante opção, técnica e econômica, pela diversificação de uso, pois pode ser utilizada na alimentação humana e animal, como planta ornamental e para a produção de biocombustível.
Os pesquisadores da Embrapa definem que o girassol é originário do México. O gênero deriva do grego hélios, que significa sol, e de anthus, que significa flor, ou “flor do sol”, sendo, portanto, uma referência à característica da planta de girar sua inflorescência, seguindo o movimento do sol.
A cultura do girassol pode oferecer alternativas no contexto da agricultura de energia associada com a agricultura de alimentos, pois a sua expansão contribuirá para aumentar a oferta global de óleos comestíveis, e um óleo de excelente qualidade nutricional e funcional, pois apresenta alta concentração de ácidos graxos poli-insaturados, o que previne doenças cardiovasculares, além da presença de compostos fenólicos e tocoferóis.

IMG_3551 (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa