Nos locais onde estão sendo realizadas as obras do Pró-Transporte está sendo implantado um passeio público na largura de 1,5 metros com a colocação do piso tátil, a obra pode causar danos nos passeios existentes e gerar entulho. Os moradores nem sempre compreendem o que está sendo realizado.
Em locais onde já existe passeio público em condições de acessibilidade é apenas instalado o piso tátil, no entanto, onde o fluxo dos pedestres é prejudicado e perde continuidade é feita uma análise e realizado, se necessário, intervenções como a remoção de árvores, lixeiras e demais obstáculos.
Pedro Nunes da Silva é o síndico de um bloco com 16 apartamento na Cohab da Getúlio Vargas e disse que no início da obra os moradores ficaram em pânico, tendo em vista que foram arrancadas quatro árvores de sobra e a calçada ficou destruída.
Na manhã de ontem, quando as equipes davam seguimento ao trabalho de recuperação do passeio, o síndico explicou que agora os moradores já estão contentes, tendo em vista que já foi removido o entulho e está em reconstituição o piso da calçada.
No entanto a equipe de trabalho não divulgou o cronograma de continuidade, fato que deixa os moradores apreensivos quanto a realização da obra que é realizada por empresa contratada. O resultado do trabalho recebe a fiscalização dos engenheiros da Administração Municipal, segundo informações do setor de engenharia da Prefeitura, sempre que são constatados danos, deformidades ou divergências das normas técnicas específicas do projeto o setor de fiscalização entra em ação pedindo a readequação para atender as especificações.
O engenheiro da Secretaria de Obras, Tunian Marcel Müller disse que esta avaliação é realizada dentro das especificações do projeto, tudo o que foge ao controle, ou ao planejamento, não depende do setor técnico, e sim, da gestão pública que deverá equacionar as questões por meio de acordos ou interferências com recursos fora do orçamento da obra, seja com a colaboração da população, ou com outros recursos.
Também é prevista a remoção dos entulhos gerados pela adaptação dos passeios, embora este detalhe da obra não ande no mesmo ritmo que a pavimentação, o departamento técnico acredita que está dentro do previsto a intervenção das empreiteiras nos passeios públicos.