O Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo – IESA comemorou na última sexta-feira, dia 7 de outubro, os 50 anos de implantação de seu curso de Direito.
A data foi marcada por importante homenagem prestada pela Câmara Municipal de Vereadores de Santo Ângelo. A Sessão Solene realizada a partir das 20h, no Auditório Azul do IESA, reuniu autoridades locais, alunos, funcionários, professores e ex-professores da Instituição.
A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa Legislativa, Paulo Azeredo. Azeredo, que falou em nome dos demais vereadores, ressaltou o papel da instituição no desenvolvimento local e regional, o empenho de ex-dirigentes, bem como as metas da atual direção. “Almejar um curso universitário, longe dos maiores centros urbanos, poderia ser considerada uma verdadeira utopia, mas como a bravura herdada dos nossos antepassados nos faz ir além, não poderíamos deixar de enfrentar mais este grande desafio”, ressaltou Azeredo.
Ao justificar o pedido pela homenagem, o qual teve a aprovação unânime em plenário, Azeredo ressaltou o fato de que a instituição desde seu início sempre foi referência regional e estadual de educação superior. Conforme o vereador, “foi a mescla de diferentes culturas e raças que se formou este singular e brilhante grupo estudantil. Pois, desta instituição surgiram advogados competentes, promotores de justiça, brilhantes juízes e muitos outros que se destacaram e ainda se destacam em suas áreas tanto em nível municipal quanto em nível estadual e nacional”.
Já o diretor do IESA, professor Júlio César Lindemann destacou as conquistas desses 50 anos de história, bem como as metas de desenvolvimento e qualidade de ensino da instituição. Dentre os objetivos da atual direção, está o desejo de transformar o Instituto em Centro Universitário, o que, segundo Lindemann, não está longe de acontecer. “Estamos conscientes de nossas responsabilidades e dispostos a enfrentar dificuldades que, neste momento, parecem intransponíveis. No entanto, há cinquenta anos, quando o pioneirismo de alguns cenecistas deram início a essa obra grandiosa em nossa cidade de Santo Ângelo, as dificuldades que enfrentaram foram certamente, muito maiores das que enfrentamos hoje”.
Atualmente, o IESA atua nas áreas das ciências sociais aplicadas, nas ciências humanas e nas ciências da saúde. Além disso, mantém programas de pós- graduação em nível de lato sensu. Conta com mais de 2.400 alunos, com uma área construída de 14 mil metros quadrados, incluindo seis prédios e um ginásio.
Atuam na instituição cerca 100 professores e 40 funcionários, abrangendo inúmeros municípios da região.
A solenidade contou, ainda, com a participação especial do Coral do IESA, o qual interpretou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Cenecista. Solidificando a homenagem, a Câmara Municipal realizou a entrega de placa alusiva ao cinquentenário da instituição.