Uma história de cavalos: Outra igual só daqui 5 anos

809 0

Dóceis, rústicos e extremamente resistentes. A relação do Cavalo Crioulo com os gaúchos remonta a história do Estado e do Brasil. Cavalos deixados a esmo por portugueses ou espanhóis na campanha do rio grande se tornaram selvagens. Pelo processo de seleção natural em anos de convivência com a natureza sobreviveram somente os cavalos detentores da melhor genética.

 

Como consequência, 80% dos cavalos crioulos existentes no mundo estão no Rio Grande do Sul, no entanto hoje eles pertencem a criadores de cavalos que desenvolveram outro tipo de seleção genética, que não a natural. Organizados em 62 núcleos em todo o Brasil fazem parte da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos e tem duas ferramentas principais de seleção. O Freio de Ouro e o credenciamento de machos e fêmeas que dão passaporte para diversos concursos organizados pelos núcleos e o esperado passaporte para Esteio.

O concurso Freio de Ouro é uma ferramenta que serve para analisar os aspectos funcionais do cavalo. O concurso analisa o desempenho do animal em provas especialmente criadas para esta finalidade.

Os aspectos físicos que caracterizam a raça e o valor genético de cada exemplar também são analisados em provas de morfologia, julgados por especialistas. Ao vencerem cada competição agregam valor de mercado. Um único campeão funcional, ou em morfologia podem chegar a valores que ultrapassam R$ 15 milhões.

 

Classificatória ao Freio de Ouro

Nos dias 3 e 7 de junho ocorrerá a Classificatória ao Freio de Ouro da região três e mais uma Morfologia Passaporte para Esteio. O Núcleo Missioneiro de Criadores de Cavalos Crioulos de Santo Ângelo será anfitriã do evento e recebe animais de criadores nacionais e internacionais. A semifinal do Freio de Ouro é uma importante etapa onde os criadores buscam garantir um lugar na decisão da competição mais completa da raça. O trio formado por Eduardo Móglia Suñe, André Luiz Narciso Rosa e Rodrigo Diaz de Vivar fará o julgamento a prova, que também contará com a inspeção técnica de Thiago Andreolla Persici, profissional credenciado junto à ABCCC.

Já a Morfologia Passaporte, mostra organizada pelo Núcleo Missioneiro de Criadores de Cavalos Crioulos (NMCCC), é a exposição outonal do município e habilita os melhores da prova à Morfologia da Expointer.

Na quinta-feira, dia 4, Feriado de Corpus Christi, será transmitido ao vivo do Parque de Exposições Siegfried Ritter pelo Canal Rural a partir da 14h um leilão da Raça. A fase final da classificatória que acontece no domingo dia 7, também terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural às 9h.

O atual Presidente do Núcleo Missioneiro de Criadores de Cavalos Crioulos, Gilberto Dalla Costa (foto), destaca que Santo Ângelo foi um dos primeiros municípios da 3ª região a organizar a associação e iniciou as atividades em 1989 com 10 sócios fundadores: Aroldo Schmidt, Arno Carlos Tom, Carlos Alberto Noal, Gilberto Ribeiro, João Albino de Medeiros Farias, João Alberto Reis, Bruno Eysler, Rogério Eysler, Fábio Eduardo Schilick e João Cândido Trindade Filho.

Hoje o Núcleo Missioneiro conta com 40 sócios das cidades de Santo Ângelo, Catuípe, Giruá, Entre-Ijuís, Vitória das Missões, São Miguel das Missões, Eugênio de Castro, Santa Bárbara, Sete de Setembro, Jóia, entre outras.

Gilberto Dalla Costa conta que companheiros do Núcleo Missioneiro como Fernando Nascimento e João Albino de Medeiros Farias fazem parte do corpo de jurados da ABCCC. Além disso, cavalos pertencentes aos criadores locais também estão entre os grandes campeões do Estado, a exemplo disso, é possível destacar que o 3º melhor macho de 2014 conquistado em Esteio é de criadores locais, fato que não é isolado, pois machos e fêmeas do núcleo alcançam excelentes resultados em genética e funcionalidade.

Atualmente o Núcleo é presidido por Gilberto Dalla Costa. O 1º Vice-presidente é Fernando Obadowisk, 2º Vice-Presidente Fernando Gonçalves do Nascimento, secretário geral Diego Antônio Strapazon e tesoureira Sônia Winckler.

Neste artigo

Participe da conversa