Quarta-feira 11/04/2012

Não podemos “se entregar” O macho quando é bem macho, nem que o mundo venha abaixo, não dispara e não se rende. Esta frase sempre me chamou a...

1017 0

Não podemos “se entregar”

O macho quando é bem macho, nem que o mundo venha abaixo, não dispara e não se rende. Esta frase sempre me chamou a atenção, desde que a ouvi pela primeira vez, proferida por um pajador. Fiquei pensando nas agruras a que todos necessitamos passar e de como as enfrentar sem perder o ânimo ou abandonar a peleia. Às vezes é mais fácil ignorar o problema, fingir que nada está acontecendo ou simplesmente deixar de lado.

Quando sucumbimos a este tipo de atitude conformista e até de covardia, estamos sonegando a nós mesmos a possibilidade de aprender com aquela dificuldade, que pode estar representada na figura de um trabalho que dá errado, um amigo problemático, um familiar ausente ou um cônjuge dominador. São com estas pessoas e acontecimentos que vivenciamos as maiores lições de vida, como a paciência, a resignação, a humildade e o companheirismo.

Abordo este tema, pois cada vez mais constato que somos inclinados a aumentar a proporção dos nossos males pelo fato de não encararmos as coisas de frente. Acabamos fugindo e a bola de neve só faz aumentar seu tamanho. São nas horas mais infames que se mostra a fibra do gaiteiro. Que possamos cada vez mais termos força e coragem contra as adversidades.

Que sejamos as pilastras de resistência rumo a uma realidade diferente e melhor.

Neste artigo

Participe da conversa