Sábado – 07/05/2011

Culto do Evangelho no LarUm dos livros básicos da doutrina codificada por Allan Kardec é o Evangelho Segundo o Espiritismo. Trata da explicação das máximas morais do Cristo...

939 0

Culto do Evangelho no Lar
Um dos livros básicos da doutrina codificada por Allan Kardec é o Evangelho Segundo o Espiritismo. Trata da explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida, nas palavras do próprio Codificador. Merece destaque a frase cunhada por Kardec, logo abaixo do título da obra, segundo a qual, fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade. Com apoio nessa obra, cresce o número de seguidores do culto do Evangelho no Lar. O que é? Como é?
Uma noite por semana, sempre no mesmo horário, a família se reúne em torno de uma mesa. Após proferida a prece inicial, alguém lê e comenta trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo, sem estender-se muito nas considerações. Uma página ditada pelo espírito André Luiz ao médium Chico Xavier enriquece a rápida reunião. Depois de outra prece, é solicitada a fluidificação da água que todos beberão ao final. E, depois, a oração de encerramento, que pode conter pedido de ajuda para algum enfermo. A prática tem se revelado muito proveitosa na harmonização dos lares. Pode contar também com a participação de vizinhos e amigos.
Um casal paulista enfrentava atritos familiares, com desgaste para pais e filhos. Marido e mulher então partiram para Uberaba, em busca de opinião do espírito Emmanuel. Acercaram-se do Chico e expuseram as dificuldades enfrentadas. Emmanuel aproximou-se do médium e falou:
– Chico, diga para eles que façam o culto do Evangelho no Lar por seis anos consecutivos. Se tiverem persistência, ao final ganharão um presente.
O casal cumpriu fielmente o recomendado pelo senador romano de há mais de dois mil anos. Ansiados por saber qual o presente que ganhariam ,os dois foram dormir mais cedo. Na madrugada, a casa foi arrombada e os ladrões carregaram uma caixa de jóias antigas, relíquias que passavam de geração a geração. Desesperado, o casal voltou a Uberaba para reclamar ao médium: ao invés de presente, lá se foram as jóias… O espírito Emmanuel respondeu, através do Chico:
– Eles ganharam o presente prometido. Com as jóias, saíram da casa dezenas de espíritos que disputavam entre si, ferozmente, a propriedade das jóias. A partir de agora, sem a presença incômoda dos espíritos apegados aos bens materiais, a harmonia voltará ao lar, cessando todas as divergências entre pais e filhos.
PS – Acrescento mais um nome aos que, indiferentes à idade, continuam trabalhando e sendo úteis à comunidade. É o Higino dos Santos, o mais antigo contabilista da Capital das Missões, com 48 anos de trabalho ininterrupto. Começou a trabalhar com Ivo Hartmann, teve escritório próprio na Avenida Brasil, vendido para Milton Bonini, mas continua envolvido com declarações do Imposto de Renda.

Neste artigo

Participe da conversa