A 14ª CRE realizou na terça-feira (10) a entrega de 510 netbooks para 12 escolas estaduais da região de abrangência da 14ª CRE. O ato ocorreu no Auditório do Colégio Estadual Missões, com a presença da Coordenadora Regional de Educação Tania Santiago, da Coordenadora Adjunta da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde Margarete Forlin, da vereadora Zilá Andres representando a Câmara Municipal de Vereadores, da Coordenadora Pedagógica da 14ª CRE Rute Ribeiro Gomes e demais integrantes da equipe da Coordenadoria de Educação. Contou também com a presença de diretores de escolas, representantes do Conselho Escolar, CPM, Grêmio Estudantil, professores, funcionários e alunos.
Esta foi à terceira fase de distribuição de netbooks para escolas da rede estadual. Também nesta terça-feira, ocorreram entregas nos municípios de Santana do Livramento, Pelotas e Rio Grande, com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário estadual de Educação, Vieira da Cunha.
A Coordenadora Tania Santiago destacou a importância do uso das tecnologias para a educação, a intenção é estimular o uso pedagógico dos netbooks para colaborar na pesquisa escolar, incrementar o desenvolvimento de atividades dentro e fora da sala de aula e, principalmente, permitir uma integração do nosso aluno a realidade, preparando-o para o mercado de trabalho. Salientou a importância desse aparelho para o ensino, pois nessa era tecnológica, os alunos contarão com uma aprendizagem avançada.
O investimento nesta etapa é de R$ 9,6 milhões. O montante possibilitou a aquisição de 10.130 netbooks, que beneficiarão estudantes de 163 escolas.
Contabilizada esta terceira e última fase, 28,6 mil netbooks foram entregues a 666 escolas em 2015. A primeira entrega havia ocorrido no mês de julho e a segunda no final do mês de outubro. O investimento de R$ 27 milhões foi realizado com recursos do orçamento do Estado e de empréstimos tomados junto ao Banco Mundial (Bird).
Os equipamentos finalizam dois programas: Laboratórios Móveis, no qual os netbooks ficam conectados a armários com rodinhas, o que permite que os professores os transportem e utilizem em mais de uma sala de aula, e Um Computador por Aluno, que distribui computadores para todos os estudantes matriculados no estabelecimento de ensino.