Intercâmbio cultural além da fronteira gaúcha

1056 0

Um intenso intercâmbio cultural foi registrado em todas as seis entidades tradicionalistas do município. Chamou a atenção, tanto a visitação de pessoas da comunidade, quanto de turistas. O turismo cultural também foi registrado, recebemos visitantes de vindos de Montevidéu e do centro do País. Na agenda das entidades foi possível conferir de perto a cultura gastronômica, da dança e da música, bem como, dos costumes através de palestras e oficinas.

 

Os dados do GDF os Farroupilhas ilustram uma tendência no setor, a sede do Grupo de Danças Folclóricas recebeu a visita de 40 pessoas vindas de Montevideo e amanhã, dia 20, mais uma excursão com 60 pessoas reservaram lugar para conhecer os pratos típicos, os costumes e as danças folclóricas desenvolvidas pela entidade. Estes turistas são do centro do país, a maioria de Minas Gerais.

Segundo o Patrão João Henrique Peyrot as invernadas do GDF – Os farroupilhas “se tornaram um espelho e exemplo para todo o estado quando o assunto é danças folclóricas, as diversas participações e apresentações realizadas nos mais diferentes lugares já difundiram o trabalho realizado na entidade”. Peyrot conta que participam de atividades de estudo e prática de danças folclóricas, 159 crianças e adolescentes, além disso, a invernada adulta é composta por mais de 40 participantes.

Além de receber turistas e visitantes diretamente na entidade, os tradicionalistas recebem inúmeros convites para realizarem palestras e apresentações de dança em empresas e organizações. Na manhã de hoje, junto a Redemaq, participam de uma confraternização com clientes e funcionários.

De outro lado, na manhã de ontem, dia 18, o Grupo de Idosos do Sesc composto por 156 componentes reservaram espaço para confraternizar e saborear o cardápio oferecido pelo GDF – Os Farroupilhas. O grupo é coordenado por Sandra Rosinski. Ela conta que durante todo o ano o grupo desenvolve varias atividades, entre elas, a prática de danças folclóricas. Este grupo se reúne todas as segundas-feiras e é composto por 20 integrantes. O SESC fica na Rua XV de Novembro, centro de Santo Ângelo.

 

Entrevero Missioneiro na Semana Farroupilha

Santo Ângelo está inserido no Projeto “Semana Farroupilha – Entrevero Missioneiro” do Ministério da Cultura e da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore.

O projeto elaborado pela Secretaria de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude juntamente com a MK Projetos, tem como proponente o CTG “Os Legalistas” e contempla também o “CTG Tio Bilia”, o “CTG A Volta dos Farrapos”, o “CTG 20 de Setembro”, o “GDF Os Farroupilhas” e o “GTF Aparício Borges” com recursos para pagamento de cachês de artistas num total de R$ 75.000,00.

Segundo o secretário Marcos Mattos, este projeto é inédito, pois pela primeira vez a Administração Municipal consegue articular um valor considerável para todas as entidades tradicionalistas do município na Semana Farroupilha. ”É muito importante esta integração das nossas entidades tradicionalistas. Isso fez com que o nosso projeto fosse o único aprovado na 3ª Região Tradicionalista do MTG”.

O projeto também contempla a realização de oficinas de dança, palestras, apresentações teatrais, divulgação e produção de material de divulgação, acessibilidade. O recurso é do Ministério da Cultura e o edital foi executado pelo FIGTF.

 

Uma viagem ao mundo da tradição

Até a sexta-feira, ao meio-dia, cerca de três mil crianças e jovens já haviam passado pelo GDF – Os Farroupilhas. Escolas de todas as redes, municipal, estadual e particular agendaram visitações para que os alunos tivessem contato com os hábitos e costumes preservados e difundidos pelos centros de tradições gaúchas do município.

São crianças dos mais variados níveis de ensino, desde a educação infantil até o ensino médio.

No registro fotográfico alunos da Escola Arco-Íris, que na quarta-feira, dia 17, visitaram o GDF – Os Farroupilhas, conheceram as dependências da entidade, assistiram as apresentações de dança e também almoçaram no local.

 

Neste artigo

Participe da conversa