Inicia hoje a 4ª edição do Festival de Cinema de Santo Ângelo. Logo mais, às 18h o arte cinematográfica ganha expressão na mostra não competitiva com a exibição do longa metragem “O homem que copiava”. Logo após a solenidade de abertura, que está marcada para as 19h, já serão exibidos sete filmes de curta metragem de um total de 18 filmes que compõe o festival.
Já para a quinta-feira, dia 20, ocorrem às exibições dos curtas inscritos para a Mostra Geral e Estudantil. E finalmente na sexta-feira, 21, último dia de festival, serão conhecidos os vencedores nas seguintes categorias:
Melhor Filme, Melhor Filme Local, Melhor Ator e Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Música Original, Melhor Fotografia, Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor Filme Estudantil e Melhor filme eleito pelo júri popular. Mais informações sobre o festival podem ser acessadas no site www.clubegaucho.com.br.
Porque ir ao Festival de Cinema, presidente?
O presidente do Clube Gaúcho Jacques Barbosa considera o Festival uma oportunidade única para quem produz e gosta da arte do cinema. Ele lembra que a movimentação cultural em torno da 7ª arte no Rio Grande do Sul está concentrada na capital e a Serra Gaúcha. Neste sentido a diretoria faz questão de abraçar o evento e ampliar as parcerias. Jacques Barbosa que esteve, ao lado do Diretor Cultural do Clube Luis Carlos Cavalheiro, na Secretaria de Cultura do Estado e manifestou que há interesse de entidades estaduais e municipais de promover a cultura cinematográfica no interior do Estado, neste sentido, as parcerias devem ser ampliadas na próxima edição.
“É um evento muito promissor” disse o presidente do Clube, que pretende incluir o evento na Semana Cultural do Município e afirma que a 5ª edição já está sendo pensada com vistas na ampliação na captação de recursos para qualificar ainda mais o Festival de Cinema de Santo Ângelo. Ele destaca que o Festival apresenta potencial de envolvimento com a comunidade e o contexto é favorável à soma de esforços nas esferas local e estadual.
Mais do que uma amostra competitiva, um “bate papo” sobre a acessibilidade à 7º arte
A Secretaria de Estado da Cultura, através do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), numa parceria com o estúdio O Som da Luz, promove sessão de cinema acessível dentro da programação do 4º Festival de Cinema de Santo Ângelo. A exibição será realizada no dia 19 de agosto, às 18h, na sede social do Clube Gaúcho (Rua Bento Gonçalves, 915 – Santo Ângelo) e será antecedida por um bate-papo sobre acessibilidade.
Na ocasião, será apresentado o filme O Homem que Copiava, do diretor Jorge Furtado, adaptado aos portadores de necessidades especiais através de mídia com áudio-descrição, linguagem de sinais (LIBRAS) e legenda explicativa. A entrada é gratuita.
O projeto Cinema Acessível tem por objetivo viabilizar a apreciação da sétima arte a todos que tenham qualquer tipo de deficiência física.
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira – 18h O Homem que Copiava.
– 19h – Abertura e Mostra competitiva
Quinta-feira – 18h30min – Mostra competitiva
Sexta-feira – 20h – Cerimônia Entrega Cisne de Ouro
Confira a agenda de exibição dos 18 curtas selecionados para a amostra competitiva
Dia 19:
– Decifra-me
– De Fino Gosto
– Pietro
– Alegria
– O Passageiro
– A Cidade
– Cine Paissandu: Histórias de uma Geração
Dia 20:
– A Cartomante
– Tudo Acaba em Pizza
– Cadernos da Guerra
– Frágil
– Quanto mais Suicidas,
Menos Suicidas
– Crianças
– Memórias do Cine Argus
– Atlântida – eu também vim de lá…
– Os Olhos de Cecilia
– O Incrível Johnny Boo
– Um Dia