“Yakekan Vivá: O som do céu forte como a natureza”

730 0

Estreia no dia 1º de julho o espetáculo “Yakekan Vivá: O Som do céu forte como a natureza”. A Companhia Circense Burzum vai ambientar um galpão no Complexo Adhara para recriar um cenários representativo e, com fragmentos da história missioneira, contar o passado dos índios, desde antes da catequização, até a construção da catedral. Será nos dias primeiro, dois e três de julho.

 

A ideia do diretor, Jairo Ferreira Junior, é montar um espetáculo permanente para turistas, no espaço onde hoje funciona o centro de treinamento da companhia Circense Burzum, localizada no Complexo Adhara, onde já está sendo projetado o cenário e terá a capacidade de receber 400 espectadores.

Contudo, a agenda de apresentações de estreia já está finalizada com sessões marcadas para acontecerem às 10h30min, 14h30min e 20h30min. Alunos e pessoas da comunidade em geral terão uma oportunidade de perceberem a história de um modo diferente, e conhecer detalhes inéditos da história, ao assistirem o espetáculo que faz abordagens através de lendas que datam períodos anteriores a colonizadores da região, passando pela exploração da mão de obra indígena até a quase extinção de todo o povo, conforme narram os historiadores.

Para que a comunidade possa conhecer o trabalho estarão sendo apresentadas três sessões diárias do espetáculo, nos dias 1º, 2 e 3 julho. A estrutura cenográfica de luzes e aparelhos vai criar uma atmosfera que tem a intensão de formar uma linguagem contemporânea e interativa onde os artistas possam remontar as origens guaraníticas usando recursos musicais, teatrais e circenses. No cenário serão usados elementos como folhas secas, galhos, objetos em couro e, deste modo, recriar ambientes históricos inspirados em informações de historiadores como Prof. Mário Simon, Professora Claudete Boff e Gersom Fontana.

Hoje às 14h na URI será apresentada uma sinopse do espetáculo, durante uma programação da universidade que trás uma palestrante de Quebec, Canada, cque tem ligações com o Circo de Solei.

Neste artigo

Participe da conversa