Torneio Sol a Sol neste domingo, em Atafona

757 0

Amanhã, quando o sol aparecer na localidade de Linha Atafona, zona rural de Santo Ângelo, 17 outras comunidades serão recepcionadas na sede do distrito. O local foi preparado para as provas esportivas do tradicional torneio Sol a Sol. As inscrições são organizadas pela Emater que ao longo de 30 anos, em conjunto com as comunidades, elencaram cerca de 22 modalidades esportivas.

 

Nesta 30ª edição o torneio Sol a Sol recebeu exatamente 1070 inscritos, que vão disputar peculiares provas esportivas. Antes mesmo da solenidade de abertura os jogos de bocha já estarão em andamento. Pois o evento ganha o mesmo ritmo do trabalho rural que diariamente inicia com a luz do dia e só cessa com o por do sol. A abertura oficial será às 8h e 30mim.

Para que os inscritos possam realizar provas como a Debulha do Milho, Corte de Lenha, Milho no Buraco, Batida do Prego; Bocha; Futebol; Corrida do Saco entre outras, a comunidade da Linha Atafona elegeu uma comissão composta por membros do Clube de Mães, Juventude, Comunidade Católica, Comunidade Evangélica, que sob a coordenação de Cesar Lebtag, a comunidade se uniram para deixar o local mais bonito e em condições para o dia do Sol a Sol. Que além dos atletas rurais, vai receber mais de 3500 pessoas durante todo o evento.

Leonir Oto que participa da comissão organizadora e acompanhou de perto a rotina dos moradores locais nas últimas semanas, destacou o espírito de união desenvolvido para realizar um mutirão preparatório para o domingo. “É como se a comunidade florescesse, revive! Dá um ânimo novo” Leonir afirma que todos trabalham para deixar a comunidade mais bonita e organizada. Além disso, Alvaro Uggeri, chefe do escritório da Emater enfatiza que o torneio abre portas para a entrada de recursos financeiros aplicados na infraestrutura local das comunidades anfitriãs do Sol a Sol, desde a infraestrutura das estradas e acessos a comunidade, até a construção de canchas de bocha, revitalização dos campos de futebol e inclusive o aporte financeiro vindo dos patrocinadores e da prefeitura.

Nesta edição que é histórica, pois o evento já completa 30 anos de atividades, está tudo pronto para que os mais de 3500 visitantes possam almoçar, beber, e se integrar, pois também será proporcionado um sarau dançante com a animação da Banda Fenix, portanto, estacionamento e cartões para o churrasco estarão a disposição dos visitantes e participantes do 30º Torneio Sol a Sol promovido pela Emater e organizado pelas comunidades em forma de rodízio.

A primeira edição foi realizada em 1985 na então, Colônia Vitória, hoje Município de Vitória das Missões, ao longo da história do evento, Atafona é anfitriã pela segunda vez, no ano de 1998 foi palco da 14ª edição.

Neste artigo

Participe da conversa