A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Santo Ângelo (SMASTC) é responsável pela garantia da proteção social a quem dela precisar e pela promoção da cidadania.
Na Capital das Missões quem está à frente da secretaria é a professora Genelucia Dalpiaz, sendo esta, mestre em gestão e politicas públicas. Contando com aproximadamente 100 funcionários, distribuídos em diversos setores que atuam diretamente na comunidade, a Smastc se configura como uma das maiores secretarias do município. De acordo com Genelucia o trabalho realizado é amplo e fundamental para a sociedade, trabalhando pela dignidade humana. “Temos como prioridade o atendimento humanizado aos que recorrem a nós, sendo que buscamos que ninguém saia daqui sem ter seu problema solucionado. Prezamos pela ética das relações e pela honestidade. Gosto de estar presente em todas as ações da secretaria, sendo a primeira a chegar e última a sair. Temos o executivo, na figura do prefeito Valdir Andres o nosso grande parceiro”, ressalta.
A Smastc, possui 9 mil cadastros, o chamado CAD Único, que além de oportunizar o acesso aos programas desenvolvidos pela secretaria, ainda oferece a possibilidade de que o cadastrado acesse a programas e politicas públicas de outros órgãos, como, por exemplo, a Secretaria de Habitação. Além disso, a Assistência Social desenvolve projetos e ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, voltados para diferentes públicos: crianças e adolescentes, vítimas de violência e maus-tratos, idosos, pessoas com deficiência e população de rua. O órgão também responde pelo desenvolvimento das ações de segurança alimentar e nutricional.
Preocupados com a formação e capacitação constante dos funcionários da SMASTC, são realizados constantemente cursos de aperfeiçoamento. Até o momento foram 18 para funcionários que atuam nas dependências da secretaria. Para saber mais sobre os trabalhos e ações da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania entre em contato pelos telefones (55) 3312-2392/8419-5728. O horário de expediente é das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.
Programas
Bolsa Familia – A Secretaria de Assistência Social coordena o programa, sendo que estão inscritas 3700 famílias, onde todos são visitados periodicamente pela equipe de assistentes sociais do município, onde se constata a realidade social da família e se as crianças estão indo na escola.
Programa de Alimentação Familiar – produtos cultivados por famílias que praticam a agricultura familiar são adquiridos para serem distribuídos para os cadastrados no CAD Único e que recebem um auxilio nutricional (cesta básica).
Pronatec – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego formou no ano passado 1800 pessoas. Para este ano, serão 600 estudantes, que se formarão no próximo dia 30 de julho, que poderão pleitear melhores condições de trabalhos, pois os cursos oferecer qualificação profissional. Também são oferecidos cursos em parceria com o Senai e Senac, sendo todos de forma gratuita, onde é disponibilizado inclusive auxilio com vale transporte para os participantes.
Programa Família Acolhedora – Este programa tornou-se referencia a nível de Estado, para tanto que no próximo dia 7 de agosto haverá um encontro regional em Santo Ângelo. Ao todo são 12 famílias que acolhem 15 crianças, evitando que estes sejam levados para orfanatos. O programa é monitorado pelo juizado de menores, contando com a assistência de psicólogos, assistentes sociais e profissionais de áreas afins para que os jovens acolhidos recebam toda à assistência necessária.
Campanha do Agasalho – Existe por parte da SMASTC uma campanha do agasalho durante o ano todo, recebendo e distribuindo roupas para a comunidade carente.
Padaria – O órgão conta com uma moderna padaria, bem como cozinha industrial, reformada recentemente e dentro das normas vigentes da vigilância sanitária, que produz e distribui para entidades assistenciais devidamente castradas, pães e outros alimentos.
Plantão Social – Todos os dias às 19h são realizados o recolhimento de moradores de rua, onde estes são acolhidos em uma Casa de Passagem, que possui 14 leitos, destes 7 femininos e 7 masculinos. Eles recebem alimentação, realizam a higiene pessoal e realizam o pernoite no local. Também é feito um trabalho de ressocialização por parte de psicólogos e assistentes sociais com estes moradores para que busquem alternativas de vida. Outro ponto de destaque é o atendimento funerário, onde famílias carentes podem recorrer a secretaria para realizar o funeral de seus entes. Para isso, basta que entrem em contato pelo telefone (55) 8403-9997 e serão atendidos pela equipe de assistentes sociais.
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – é uma unidade Pública de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Busca prevenir a ocorrência de situações de riscos sociais através do desenvolvimento das capacidades dos atendidos, fortalecendo os vínculos familiares e sociais, aumentando o acesso aos direitos da cidadania. Em Santo Ângelo são três CRAS, que atendem 27 bairros cada.
Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) – O CREAS é uma Unidade Pública Estatal, faz parte da Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), oferecendo apoio e orientação especializados a indivíduos e famílias vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaça, maus tratos e discriminações sociais. O município conta com um CREAS localizado na Zona Norte da cidade, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Também tem em anexo à Casa de Passagem.