35 motoristas conduzem os coletivos urbanos em Santo Ângelo, em média, cada um deles percorre 130 km diariamente e um ônibus 260 km. A movimentação inicia às 6h da manhã e termina a meia-noite, sendo que, uma dupla de motoristas é responsável por um veículo e realizam a tarefa dividida em dois turnos.
Marcio André de Oliveira, 42 anos, acorda 5h10mim todos os dias e já nem precisa de despertador, está na profissão há 19 anos, para ele é a realização de um sonho. Já está acostumado com os desafios diários de conduzir os passageiros pelo trânsito da cidade, tanto que, não se estressa com a rotina cotidiana. O que mais atrapalha o trânsito, na opinião de Márcio, é o desrespeito as regras.
No entanto são muitas os desafios enfrentados no dia a dia dos motoristas. Conforme relatou o responsável do tráfego dos ônibus da Viação Tiarajú, Píndaro Paulo Bier:
Paradas de ônibus com espaço reservado para embarque e desembarque menor que 25 metros. Um ônibus possui mais ou menos 11,5m, quando o espaço é menor que 25m dificulta a manobra dos motoristas e cria embaraço para os passageiros no embarque e desembarque. O problema é agravado quando motoristas estacionam na faixa amarela reservada para a parada, diminuindo ainda mais o espaço.
Árvores que avançam no espaço destinado ao rolamento dos veículos na via pública, elas exigem cuidado redobrado dos motoristas, além da atenção na movimentação do trânsito, é necessário desviar de árvores para não danificar o veículo ao qual são responsáveis. Hoje em Santo Ângelo existe uma frota em torno de 45 mil veículos registrados.
Motociclistas realizam ultrapassagens pela direita e ciclistas manobras bruscas. Motoristas de ônibus urbano relatam que, além dos motociclistas que ultrapassam pela direita, determinados ciclistas não mantém roteiro regular, realizam manobras bruscas sem o devido cuidado, exigindo atenção redobrada com este tipo de condutor.
Outra curiosidade que o Responsável pelo tráfego dos ônibus da Viação Tiarajú, Píndaro Paulo Bier, relatou é sobre a quantidade de idosos que entram pela porta da frente. Estatísticas levantadas no início de 2013 confirmam que cerca de 2800 idosos usam o serviço de passe livre todos os dias, Píndaro afirma que hoje este número deve ter ultrapassado os 3 mil passageiros diários. Este tipo de passageiro exige que os motoristas aguardem até que ele esteja completamente acomodado, ao considerar o número elevado de passageiros nestas condições pode gerar atraso no roteiro do ônibus.