Aeroporto ganha rebocador de pequenas aeronaves

O Curso de Engenharia Mecânica da URI concluiu, na manhã de sexta-feira, 7, ação social que se concretizou por meio de doação de equipamento ao Aeroporto

1791 0
Último teste realizado por Giovane
Último teste realizado por Giovane

O Curso de Engenharia Mecânica da URI Santo Ângelo concluiu, na manhã de sexta-feira, 7, ação social que se concretizou por meio de doação de equipamento ao Aeroporto Sepé Tiaraju.
Tudo começou com uma demanda, como explica o administrador do aeroporto, Mário Assis: “tínhamos problema para remover uma aeronave da pista, seja por pane nos freios, no motor ou no pneu, como já nos aconteceu. Então, entrei em contato com a URI, para ver a possibilidade de projetarem um equipamento, considerando a existência do curso de Engenharia Mecânica. E a resposta está aqui, hoje: o problema está solucionado”.
A entrega do rebocador de pequenas aeronaves foi feita ao administrador do aeroporto, com a presença do coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Flávio Zancanaro, do acadêmico do 9º semestre de Engenharia Mecânica e autor do projeto, Giovane Roberto Stroschön e de seu orientador, professor Flávio Kieckow. A projeção e construção do equipamento é o TCC- Trabalho de Conclusão de Curso de Giovane.
Zancanaro observou na ocasião, que “todo o semestre o curso de Engenharia Mecânica realiza ações sociais. Por sermos uma Universidade Comunitária, permanecemos atentos e abertos às necessidades da sociedade, como é o caso da parceria que existe com a Cooperativa Ecos do Verde. Existem necessidades que inclusive se transformam em tarefas de sala de aula”.
Giovane começou as pesquisas e cálculos do equipamento em julho de 2016, até chegar aos diferentes testes realizados. “Para mim foi muito satisfatório, por não se constituir apenas num trabalho teórico, mas numa pesquisa que gerou resultados e uma aplicação bastante importante para o aeroporto e a comunidade”.

Neste artigo

Participe da conversa