O mistério das caneleiras secas

Caneleiras amarelam e secam totalmente no município de Santo Ângelo. Na Rua Barão de Santo Ângelo no Bairro Missões dezenas destas árvores adoeceram e estão morrendo. Uma broca...

14784 12
Árvore de canela totalmente seca na Rua Duque de Caxias
Árvore de canela totalmente seca na Rua Duque de Caxias
Árvore foi cortada depois que morreu repentinamente na Rua Barão de Santo Ângelo, no Bairro Missões
Árvore foi cortada depois que morreu repentinamente na Rua Barão de Santo Ângelo, no Bairro Missões

Dezenas de árvores de canela estão secando no Bairro Missões. O fenômeno tem intrigado os moradores, mas em outros locais do município também há canelas secas e mortas. Árvores adultas com mais de 30 anos e outras mais novas iniciaram um processo de morte sistêmica, onde as folhas ficam totalmente secas, primeiramente em alguns galhos e depois a planta toda morre de modo irreversível. A Secretaria de Meio Ambiente está ciente do caso e monitora o fenômeno que é atribuído a um surto de broca que ataca árvores com caule doce. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Francisco Medeiros, o caso ficou mais evidente a partir do mês de dezembro passado.
A maioria destas árvores foi plantada pelos moradores para obter sombra, eles afirmam que é um caso inédito, não entendem o que está ocorrendo e nem por qual motivo a planta morre em menos de um mês. Alguns dizem que o processo iniciou depois da pulverização para matar o mosquito da dengue, outros afirmam que foi incluído óleo de linhaça nesta pulverização e poderia ter prejudicado as plantas. O morador do Bairro Missões mais convicto de um diagnóstico é Clodoaldo Antonio Zampiere, ele afirma que cortou um dos galhos com o problema e identificou uma lagarta, levou até a Secretaria de Meio Ambiente para que fosse analisado o caso.
A SEMA autoriza a remoção da árvore, mas alerta que a responsabilidade é dos moradores. Além disso, esta espécie não é recomendada para plantio no passeio público, conforme o plano de arborização urbana do município.
Os jesuítas foram os responsáveis pela introdução da canela aqui, onde as condições de solo favoreceram sua adaptação. De ciclo perene, a caneleira pode atingir até 9 metros de altura e o tronco, 35 centímetros de diâmetro. Tem folhas verde-claras, brilhantes e lisas e muitos cachos ramificados com flores pequenas e amarelas ou esverdeadas.

Neste artigo

Participe da conversa

12 comentários

  1. Elza Gabriel Responder

    Boa tarde acabei de ler sobre as árvores das Canelas que estão morrendo depois que passou o veneno do mosquito da Dengue disto Tenho certeza que deve cer isto mesmo eu tinha uma dúvida Comigo que depois que passou este veneno na minha Casa não deu tempo de cobrir o meu pé de Alegrim e morreu pela raiz era um pé enorme eu fiquei sem o meu remédio natural.. Nossa fiquei triste de saber o que aconteceu aí nesta Cidade com as Caneleiras que pena sinto muito fiquei triste por que eu sou amante da Natureza Perfeita… obrigada uma boa tarde..

  2. NEIVO BERRES Responder

    OLA SOU DE CAMPINA DAS MISSÕES E ESTOU TENDO ESSE MESMO PROBLEMA COM AS MINHAS ÁRVORES DE CANELA E GOSTARIA DE SABER DE ALGUM PROFISSIONAL DA EMATER SE NÃO TEM NADA QUE EU POSSA FAZER PARA SALVAR AS MESMAS….MEU E-MAIL…. berresneivo@gmail.com

  3. Rene Rosenthal Responder

    Não deram solução para combater essa praga!?!
    Precisamos saber como salvar essas árvores tão úteis para sombra e embelezamento!

  4. Vitoria Falcao Responder

    Oi sou moradora de São Pedro do butia e estou fazendo um relato, tem uma canela aqui de casa que começou a ficar seca também.

  5. Eduardo presotto Responder

    Boa tarde a estou com um problema, tenho uma caneleira na frente de casa ela está morrendo os galhos, e fui averiguar pare um tipo de broca fura o galho e ele seca,o que pode ser?

    1. Redação JOM Responder

      Olá acreditamos que seja uma espécie de besouro que deposita as larvas, mas não há conclusão de especialista. Confira na segunda matéria que fizemos sobre o caso.
      https://jom.com.br/viver-bem/canelas-estao-morrendo-em-todos-os-cantos-da-cidade.html

  6. Nilma Aparecida de Pádua Responder

    É interessante, mais não fala como cuidar de meu pé de canela eu gostaria de saber. Obrigada!

  7. Amaro Guedes Responder

    Olá sou de Montenegro/RS, aqui no meu bairro está acontecendo a mesma coisa, passa de 5 caneleiras com esse problema em vários pontos do bairro.

  8. Antônio Dias Responder

    Aqui na minha cidade de Santiago…. aconteceu na minha rua….começa nas folhas e depois seca toda a arbusto….estou preocupado porque plateia uma e está muito linda e na minha rua já teve vários casos…..o que devo fazer…. obrigado pela atenção.

  9. Leida Responder

    Tenho um pé de canela tem uns 5 anos mais ou menos e derrepente começou a secar ingracado que bem embaixo no tronco tem um broto e está lindo bem verde, gostaria que alguém pudesse me ajudar a entender o que está acontecendo

    1. Josias Responder

      Passa calda bordalesa, no tronco passe no pincel e folhas pulverização.

  10. Marcia Responder

    Podei meu pé de canela em maio e até hoje não brotou tem algo errado eu sei mas o tronco continua verde