Sem voos de passageiros, mas o transporte aéreo de cargas aumentou em Santo Ângelo

Os voos comerciais diretos a Porto Alegre realizados quatro vezes por semana no Aeroporto Sepé Tiaraju em Santo Ângelo continuam suspensos sem previsão de retomada

392 0
Aeroporto Sepé Tiarajú em Santo Ângelo - Foto: Marcos Demeneghi
Aeroporto Sepé Tiarajú em Santo Ângelo – Foto: Marcos Demeneghi

As viagens realizadas pela Azul Linhas Aéreas entre Porto Alegre e Santo Ângelo estão canceladas desde o dia 23 de março e a operação do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju está restrita aos voos particulares, fretados ou aeronaves utilizadas na pulverização de lavouras.

A mudança na rotina do aeroporto está em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e as medidas de afastamento social. No mês de março estimava-se que o retorno seria em julho, no entanto, o cenário continua indefinido e não há previsão de data para o a retomada dos voos. O Gestor de Base e representante da Azul em Santo Ângelo Leandro Loppe também alerta aos usuários regionais dos voos que a tendência de retomada também depende do aumento das reservas.

AUMENTO NA DEMANDA PELO TRANSPORTE AÉREO

Por outro lado, a base da Azul Cargo Express em Santo Ângelo teve aumentou da demanda de transporte devido a mudança de hábito da população no momento de pandemia. Uma das molas propulsoras do transporte de cargas foi o crescimento do e-commerce regional.

O gestor de Base, Leandro Loppe, estima um crescimento do e-commerce na casa de 35% e fala das vantagens de usar o transporte aéreo ao afirmar que este tipo de serviço se tornou uma via rápida e menos onerosa para os usuários dos sistemas de vendas pela internet, fato que potencializou as vendas dos comerciantes regionais.

A base da Azul Cargas de Santo Ângelo está com viagens diárias de segunda a sábado via terrestre até Porto Alegre e expandiu a área de atuação que agora abrange 50 municípios.

Loppe argumenta que, embora as mercadorias sejam diariamente transportadas até a Capital por via terrestre, a partir dali a entrega segue de avião para todos os estados Brasileiros. O gestor também explica que a empresa mantém uma rede de entrega e tanto busca a mercadoria no endereço do remetente, quanto entrega para o destinatário.

Cidades atendidas pela agência local

Alecrim
Alegria
Boa Vista do Buricá
Caibaté
Campina das Missões
Cândido Godói
Capão do Cipó
Catuípe
Cerro Largo
Chiapetta
Coronel Barros
Dezesseis De Novembro
Doutor Mauricio Cardoso
Entre-Ijuís
Eugênio de Castro
Garruchos
Giruá
Guarani das Missões
Horizontina
Independência
Inhacorá
Itacurubi
Mato Queimado
Nova Candelária
Novo Machado
Pirapó
Porto Lucena
Porto Vera Cruz
Porto Xavier
Rolador
Roque Gonzales
Salvador das Missões
Santa Rosa
Santiago
Santo Ângelo
Santo Cristo
São José Do Inhacorá
São Luiz Gonzaga
São Miguel Das Missões
São Nicolau
São Paulo Das Missões
São Pedro Do Butiá
Senador Salgado Filho
Sete De Setembro
Três De Maio
Tucunduva
Tuparendi
Ubiretama
Unistalda
Vitoria das Missões

Reportagem e edição | Marcos Demeneghi

Neste artigo

Participe da conversa