Aniversário sem bolo e quaresma sem rito…

Os primeiros raios de sol do outono de 2020 iluminam as torres da catedral e os prédios mais altos da cidade. O registro fotográfico foi realizado às 6h...

312 0

IMG_6312 (Copy)

Na fotografia Santo Ângelo recebe os primeiros raios de sol do outono de 2020, a luz ilumina a torre da catedral e os prédios mais altos da cidade. O registro fotográfico foi realizado às 6h40min de sexta-feira, dia 20. O horário foi proposital e para lembrar que a cidade completa 147 anos no domingo, dia 22 de março.

O enquadramento e os elementos também foram focados propositalmente para identificar que a cidade da foto é onde moramos, pois a igreja, além de ser um lugar de fé, é um elemento arquitetônico que está na memória visual dos moradores.

Mas o início do outono de 2020 é atípico, pela primeira vez na história de 147 anos de Santo Ângelo, os fiéis da igreja símbolo da cidade, não serão autorizados a realizarem seus atos de fé no interior daquele templo.

O bispo diocesano Dom Liro Vendelino Meurer; o padre Inácio Dalla Nora, pároco da Sagrada Família; o padre Euclides Benedetti, pároco da comunidade Santo Antônio do Bairro Pippi e Padre Rosalvo Frey, pároco da Catedral assinaram uma nota em que seguem orientações da CNBB e do Decreto Municipal 3.893 emitido pelo prefeito, Jacques Barbosa, comunicando o cancelamento de missas, cultos, reuniões, catequese, festas/jantares, palestras e outros eventos que colaborem para a aglomeração de pessoas.

Estamos na quaresma cristã e também em quarentena para prevenir a proliferação de um vírus altamente contagioso e sem remédio (COVID 19). Coincidentemente (ou não), este episódio inédito ocorre no início de um novo ciclo climático e no período que antecede a páscoa cristã.

Os fatos e atos políticos percebidos nestes dias, estão impondo aos habitantes uma ação muito semelhante ao que pede o cristianismo primitivo. Sem festas, sem atos exteriores, sem mitos e ritos, uma quarentena reservada para o recolhimento interior, autoconhecimento e a meditação em torno dos valores essenciais à vida, à sobrevivência e o bem estar comum.

Santo Ângelo completa 147 anos de emancipação político/administrativa diante de um fato histórico para a humanidade cristã.

O aniversário da cidade será sem bolo e sem festas e a quaresma cristã será cheia de significado e reflexões, semelhante ao que foi idealizado pelos discípulos de Jesus, exemplo de fé que não ergueu templos, não realizava rituais e vivia para cuidar dos doentes.

Mas, nada impede que celebremos a vida, ao sol, a chuva, a natureza, ela, que mal tratada por nós, insiste em surgir verdejante a cada estação. Celebrar aos frutos do outono e a oportunidade de aprendizado que cada circunstância nos fornece. São 147 anos de vida em comunidade, temos muito a agradecer.

Obrigado por estar conosco.

Marcos Demeneghi
Editor e Repórter

Neste artigo

Participe da conversa