Esporte como ferramenta social

Projeto social desenvolvido pela Asaf reúne 150 crianças de bairros da cidade com o objetivo de inclusão social por meio do esporte. Na tarde de ontem, aconteceu a...

81 0
Participantes do projeto “Promovendo o Esporte Interativo nos Bairros” organizado pela Asaf reunidos para uma integração pascal no Teatro Municipal Antonio Sepp
Participantes do projeto “Promovendo o Esporte Interativo nos Bairros” organizado pela Asaf reunidos para uma integração pascal no Teatro Municipal Antonio Sepp

Na noite da sexta-feira, dia 7, aconteceu a confraternização de páscoa do projeto social, “Promovendo o Esporte Interativo nos Bairros” no Teatro Municipal Antônio Sepp. A iniciativa, que completa dois anos de atividades em agosto, é desenvolvida pela Associação Santo Ângelo de futsal (Asaf), e tem como objetivo principal a promoção do esporte nos bairros da cidade, bem como retirar crianças da situação de vulnerabilidade social.
O projeto é totalmente gratuito para quem participa e custeado com a colaboração da comunidade. A iniciativa foi implantada em agosto de 2015, iniciando com a participação de 120 crianças. Atualmente o projeto beneficia 150 alunos de escolas municipais e estaduais, com idade entre 7 e 13 anos. As crianças que participam do programa são selecionadas pela direção das escolas e participam de aulas de futsal, brincadeiras, palestras, evangelização, eventos culturais e comemorativos, além de receberem lanche em todos os dias de atividades do projeto.
Os locais de treinamento estão divididos em três núcleos, nas escolas Margarida Pardelhas e José Alcebíades de Oliveira e outro no Ginásio Municipal dos Bairros Harmonia e União. O projeto é totalmente gratuito para quem participa e os custos são bancados pela Asaf por meio de eventos, promoções, rifas e ajuda de colaboradores como a Cacau Show, que nesta semana fez a doação de ovos de páscoa. A doação foi repassada para as crianças que participam do projeto na sexta-feira, durante evento realizado no Teatro Antônio Sepp.
Segundo a primeira dama da Asaf, Tania Bettker, as crianças são indicadas pelas escolas e durante a participação do projeto são acompanhadas de perto por profissionais da entidade esportiva.
Um dos principais objetivos da iniciativa é o bom rendimento escolar, em função disso existe o acompanhamento educacional dos alunos que participam do projeto social, bem como a integração com a escola e professores.
Os participantes que se destacam pelo bom resultado escolar e pela disciplina, recebem prêmios de incentivos como uniformes da Asaf.
O “Promovendo o Esporte Interativo nos Bairros” teve início na diretoria passada da Asaf, por meio de uma união de esforços entre o ex-presidente da Associação, Carlos Alberto Gonçalves, o técnico das categorias de base, Fábio Ávila da Silva juntamente com a diretoria. A iniciativa teve continuidade pela atual diretoria que tem como presidente, Gelson Bettker, que trabalha para ampliar o projeto.

 

 

Neste artigo

Participe da conversa