Conselho Municipal de Turismo – CONTUR está realizando reuniões mensais e pretende colocar em prática projetos de acolhimento ao turista. Foi instituído o Fundo Municipal de Turismo e os integrantes do conselho pretendem trabalhar para a confecção de material de orientação, buscar recursos para revitalizar os espaços públicos, incentivar a valorização da identidade local como produto de atração turística. O último encontro foi realizado na manhã de sexta-feira, dia 03, e teve como pauta principal a sinalização indicativa de orientação no Município de Santo Ângelo.
O presidente do Conselho é Romaldo Melher e ele acredita que somente com a união dos setores público, privado e ONGs é possível fomentar a cultura do turismo e fazer dele uma fonte de receita. O Secretário do Turismo, Osvaldir Ribeiro de Souza, reconhece que Santo Ângelo tem muito a realizar para melhorar o turismo local, ele cita questões como a projeção de um pórtico de entrada na cidade, melhorar a sinalização indicativa no município, mas também nas rodovias estaduais e federais.
“Estamos engatinhando no turismo” disse o secretário. A Casa de Atendimento ao Turista é um projeto que queremos concluir ainda em 2017. Este é um projeto que já tem verba destinada por meio de emendas parlamentares e recursos alocados na ordem de R$ 250 mil.
Uma comitiva de lideranças locais, inclusive o secretário Vando, irá até Brasília nas próximas semanas e apresentará Santo Ângelo como a Capital dos Sete Povos das Missões e pretende qualificar o município, pois neste local foi instituído o último a última das reduções em solo brasileiro. O encontro será com o Ministro do Turismo Marx Beltrão, tendo em vista a projeção internacional e nacional que o roteiro turístico missioneiro dos países sul americanos conquistaram nos últimos meses.
O Caminho das Missões foi apresentada em diversos eventos relacionados ao turismo, inclusive na FITUR, ocorrido na Espanha. Para promover e estruturar todo o roteiro, Brasil e Argentina vão entrar com um projeto no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para captar um financiamento de US$ 100 milhões. O secretário do turismo de Santo Ângelo pretende apresentar Santo Ângelo como a Capital dos Sete Povos Missioneiros e buscar inserção neste projeto. Além disso, o Ministro Beltrão pretende ir ao Vaticano para convidar o Papa Francisco a participar do lançamento da rota em 27 de setembro.