Santo Ângelo é uma das cidades do interior com mais cubanos em ação

As inscrições para adesão ao Projeto Mais Médicos estão abertas e Santo Ângelo se destaca no interior do Estado com a oferta de 15 vagas. Saiba quais medidas...

2276 1

Quinze médicos cubanos atendem a população de Santo Ângelo. Segundo o secretário de saúde, Luiz Carlos Cavalheiro, é uma das cidades do interior gaúcho com o maior número de médicos desta nacionalidade.
Eles foram contratados por meio do Programa Mais Médicos e atuam em 9 equipes de ESF – Estratégia da Saúde da Família e 6 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O Secretário Luiz Carlos Cavalheiro está realizando levantamentos e reuniões para tomar ciência da situação, ele informa que ainda não foi comunicado formalmente da saída definitiva dos médicos cubanos de Santo Ângelo e até ontem eles estavam atendendo. Mas assim que eles deixarem a cidade, a equipe da secretaria de Saúde do Município pretende manter o Posto 22 de Março a UPA – Unidade de Pronto Atendimento e o Hospital Santo Ângelo para atender a demanda do município em regime excepcional.
Por outro lado, o secretário também acredita que, com o edital lançado pelo governo federal, Santo Ângelo consiga despertar o interesse de profissionais da área de saúde, devido a localização e condições que a cidade oferece.
Cavalheiro contou que recebeu várias ligações de profissionais da saúde interessados em atuar no município, embora seja cedo para conclusões, ele tem esperança de minimizar os efeitos deste problema criado pelas declarações do futuro presidente eleito Jair Bolsonaro.
O governo municipal está fazendo um levantamento para tomar medidas que pretendem minimizar os efeitos da saída destes profissionais da cidade. Sem médicos nas ESF e UBS o atendimento precariza o acesso a saúde preventiva e estreita ainda mais a porta de entrada no SUS, tendo em vista que qualquer encaminhamento para um especialista, para a realização de exames e até baixa hospitalar passam obrigatoriamente por um médico que atua nesta área.

Kirenia volta Feliz para cuba, mas lamenta a antecipação dos planos

Kirenia Presibal Rodrigues concluiu o curso de medicina em Cuba no ano de 2014. Três anos mais tarde, em 2017, teve a oportunidade de aderir ao programa “Mais Médicos”, não pensou duas vezes, assinou o contrato para atuar por três anos no Brasil.
Kirenia desembarcou em Brasília e logo se estabeleceu em Santo Ângelo, onde atua na medicina atendendo de 15 a 16 pacientes por dia. O atendimento é no posto ESF – Estratégia de Saúde da Família, localizado no Bairro Centro Sul.

A antecipação dos planos

Médica Cubana Kirenia Presibal (Copy)
No último dia 14 de novembro Kirenia recebeu o comunicado informando que o contrato que lhe trouxe ao Brasil foi rescindido. Ela declara que vai levar daqui somente boas lembranças. “Volto feliz” disse a médica cubana, declarando que o Brasil é um país muito querido em todo o mundo, embora esteja emocionada com o retorno e o fato de deixar a rotina de atendimento na comunidade, procura assimilar como a antecipação de um fato que já estava previsto, tendo em vista que o contrato era de três anos.
“Uma experiência e um desafio inesquecível, para quem tem 27 anos”, completou a jovem médica ao esclarecer que sua formação acadêmica em Cuba leva em consideração o princípio de prestar ajuda humanitária por meio do trabalho na medicina. Neste tempo de atuação em Santo Ângelo ela percebeu que as pessoas da comunidade são muito agradecidas pelo atendimento prestado por meio do seu trabalho.
Quanto às declarações de Jair Bolsonaro, nas quais questiona a capacitação técnica dos médicos Cubanos, ela fala que o pensamento é livre. “Nós cumprimos uma missão” e os fatos é que vão determinar a realidade construída neste período de atuação no Brasil, ela acredita que as estatísticas sobre o trabalho dos médicos poderão contribuir para avaliar o trabalho dos Médicos Cubanos. Kirenia também lembra que participam do programa mais médicos profissionais de vários países e não somente de cuba.

Neste artigo

Participe da conversa

1 comentário

  1. Antônio Responder

    Uma profissional , imparcial ótima e, exemplar, já me consultei com a Dra. Kirenia P. Rodrigues. Deus Abençoe Abundantemente.