Brunfelsia Uniflora o vulgo Manacá de Cheiro do retrato, além de colorir de azul e branco a Rua Marques do Herval, tem aroma primaveril que anuncia a próxima estação que chega segunda-feira, dia 22.
Neste ano os ipês roxos já mostraram sua exuberância em Santo Ângelo. Agora o manacá de cheiro também dá o “ar da graça”. As flores disputam lugar com as folhas e os ramos se mostram em plenitude. No chão um tapete de pétalas contrastam com o vae e vem da cidade.
Mas por falar em primavera, quando o sol, na constelação da Virgem, cruzar o Equador Celeste nesta segunda, dia 22, às 23h29 estará acontecendo o início da Primavera no hemisfério Sul, e concomitantemente o Outono no hemisfério Norte. No céu, com a chegada da nova estação, dia e noite terão a mesma duração. A Primavera irá durar 89 dias, 20 horas e 34 minutos.
Nesta segunda-feira o dia e a noite terão respectivamente 12 horas de duração. A partir daí, o Sol gradativamente estará iluminando mais o hemisfério Sul, provocando com isto o aumento das horas de insolação, que culminará em 21 de Dezembro por ocasião do solstício de Verão, quando então teremos o dia mais longo do ano.
Importante salientar que o Sol nasce à Leste e se põe à Oeste apenas e tão somente durante os Equinócios, que são dois (o da Primavera e o do Outono). Nos demais 363 dias do ano, o Sol nasce no chamado “quadrante Leste” e se põe no “quadrante Oeste”, mas não exatamente em seus respectivos pontos cardeais. O fenômeno das estações do ano oferece ainda uma excelente oportunidade para que as escolas trabalhem o assunto com os alunos, ampliando conhecimentos sobre o planeta.
Com informações do novomomento.com.br