Reforço na Segurança do Parque Siegfried Ritter

O patrimônio do Parque Internacional de Exposições assim como as sedes de entidades continuam sendo alvo de vandalismo e furto. A Administração Municipal iniciou um processo de ocupação...

2118 0
Na tarde de quarta-feira, dia 1º seguranças privados vigiavam a área do Parque. Aumento no efetivo de vigias é uma das alternativas que a Administração Municipal busca para aumentar a segurança no local
Na tarde de quarta-feira, dia 1º seguranças privados vigiavam a área do Parque. Aumento no efetivo de vigias é uma das alternativas que a Administração Municipal busca para aumentar a segurança no local

O Departamento Municipal de Trânsito (DMT), foi transferido para o Parque de Exposições Siegrified Ritter. A mudança faz parte de uma estratégia de segurança adotado pela administração municipal que pretende realizar a ocupação útil daquele espaço público durante todo o ano.
A decisão foi tomada depois de uma série de ocorrências envolvendo furtos e vandalismo no Parque da Fenamilho. Segundo o secretário de Indústria e Comércio, João Baptista, está prevista também a reposição do cerceamento do Parque, reforço do efetivo de vigias, com patrulhamentos diurnos e noturnos, além da manutenção de um servidor na portaria que fará o controle e identificação de veículos e pessoas na entrada e na saída.
Nesta semana, a Associação Cultural das Missões, ACM, manifestou-se em redes sociais, pedindo mais segurança no parque, além de mais atenção das autoridades locais para os casos de furtos ocorridos nas sedes de entidades lá instaladas.
“Precisamos reforçar a segurança e a fiscalização, o Parque está sendo preparado para a Fenamilho e para os outros eventos que antecedem e sucedem a feira” disse o secretário João Baptista. Esclarecendo que algumas medidas já estão sendo tomadas, como a ocupação do patrimônio público pelo DMT – Departamento Municipal de Trânsito. Além disso, o secretário informa que uma série de eventos movimentarão o Parque, como o encontro de carros antigos da AVANT, o show da dupla Maiara e Maraisa, os Rodeios Crioulos e a própria realização das Fenamilho, entre os dias 29 de abril e 7 de maio.
“A presença do departamento no Parque ajuda a coibir a presença de pessoas suspeitas”, disse o diretor do DMT, Gerson Fernando Rodrigues. Ele explica que o departamento estava instalado em um prédio alugado no centro da cidade. Gerson considera que a mudança também gera economia para os cofres públicos e ao mesmo tempo promove o movimento dos agentes no parque.

LIVRE ACESSO
Em janeiro, O Jornal O Mensageiro denunciou o livre acesso ao Parque pela ERS 344. Na época atos de vandalismo e furto nas sedes das etnias e nas demais dependências motivaram o anúncio de uma nova política na segurança do local. Guardas armados e vigias à paisana seriam responsáveis pela segurança. Além disso, o presidente da 18ª Fenamilho, Bruno Hesse, anunciou que somente seria permitida a entrada pelo portão central com cadastro prévio.
O Parque de Exposições Siegfried Ritter possui 40 hectares de área e a crescente intervenção de pessoas não autorizadas no local tem causado o desconforto para os servidores públicos que estão impotentes diante do crescente dano ao patrimônio. Além disso, toda a infraestrutura do parque já está sendo preparada para a 18ª Edição da Fenamilho Internacional, que tem inicio no dia 29 de abril e segue até o dia 7 de maio.

Departamento Municipal de Trânsito (DMT), foi transferido na última semana para o Parque
Departamento Municipal de Trânsito (DMT), foi transferido na última semana para o Parque
Neste artigo

Participe da conversa