“Fermentando” ideias e projetos

O “Green Drinks – Networking” é um evento que reunirá pessoas interessadas na troca de experiências e na proposição de ações inovadoras. Trata-se de um evento informal, ou...

1331 0

O “Green Drinks – Networking” é um evento que reunirá pessoas interessadas na troca de experiências e na proposição de ações inovadoras. Trata-se de um evento informal, ou seja, um happy hour que iniciará às 18h da próxima quinta-feira, dia 18.
O encontro está na agenda da ZISSAN – Zona de Inovação Sustentável e Criativa de Santo Ângelo e está sendo liderado por um grupo de professores e alunos de diversas áreas e diferentes instituições de ensino o ZISPROF. Será no Armazém Coruja (rua dos Andradas, 1195, centro de Santo Ângelo) e o evento inicia com a apresentação de projetos guiados pelo grupo. De acordo com a coordenadora do programa Inova Santo Ângelo, Helenice Reis, o Green Drinks ZISSAN é um evento para que as pessoas apresentem ideias inovadoras, sustentáveis e criativas. “Esse encontro objetiva a apresentação de novas ideias, mesmo que sejam projetos ainda prematuros, mas que pensados em grupo, podem ser desenvolvidos com produtividade”, destacou.
Helenice explica que esse tipo de evento é realizado a nível global, sendo um espaço interativo para que profissionais liberais, instituições e pessoas interessadas em contribuir com a sustentabilidade e inovação, possam trocar experiências e pensar alternativas para o desenvolvimento do município, e que a ZISSAN está à disposição para desenvolver novas iniciativas que beneficiem a comunidade santo-angelense.

 

4º ARAIÁ BICHO AMIGO

No sábado, dia 20, será realizado pela Confraria Bicho Amigo, em parceria com o Governo Municipal, por meio do programa Inova Santo Ângelo e ZISSAN, o 4º Arraiá Bicho Amigo, entre 15h e 20h, na Rua Marechal Deodoro. Expositores podem inscrever seus trabalhos no site www.zissan.com.br/#, inserindo suas informações pessoais, atividade que realizam e tipo de produto que será exibido.
No local ainda haverá atrações artísticas, venda de comidas típicas, concurso “cara de um focinho do outro”, apresentações de cães e famílias que irão mostrar o antes e o depois da adoção, a venda de roupas da grife Bicho Amigo e do brechó Bicho Amigo, brinquedos infantis, pescaria, entre outras atividades.
O Arraiá ainda tem como apoiadores Edu Vargas Decorações, Padaria Santo Ângelo, Belif – Marketing de Encantamento -, ImPrima – Recorte, sinalização e impressão digital, e MR – Produções e Eventos.

A MODA CRIATIVA, SUSTENTÁVEL, CONSCIENTE E COLABORATIVA

Fotos: Rodrigo Bergsleithner e Marciele Steinhorst
Fotos: Rodrigo Bergsleithner e Marciele Steinhorst

A customização de peças de vestuário e o reaproveitamento de materiais é uma das tendências presentes nos eventos da ZISSAN. Os brechós, os trabalhos utilizando o patchwork em roupas e acessórios, além dos objetos para a decoração e o embelezamento de ambientes. São alguns exemplos de como este tipo de ação pode gerar envolvimento e até economia.
Aproveitando esta tendência, a ZISSAN agrega mais um propósito e durante o Arraiá Bicho Amigo participará com uma coleção de vestidos de festa. Pois pretende agregar e incentivar que peças de roupas que já tiveram, pelo menos, um ciclo de vida completo com uma pessoa, possam ter um novo destino, tendo como fundamento a moda sustentável em questão.
A coordenadora do programa Inova Santo Ângelo, Helenice Reis lembra que cada peça precisa de muitos recursos para a sua produção e a indústria têxtil é uma das maiores geradoras de poluição do mundo.
A renda será destinada à realização de cursos que estimulem a moda sustentável, o bem dos animais e a busca de alternativas de consumo mais baratas e ecológicas. “É um convite a todos para começarmos um movimento que visa minimizar os impactos da moda no meio ambiente e abrir oportunidades de alavancar mais um novo setor da economia, pensando em tudo o que consumimos, evitando o desperdício e engajando, cada vez mais, consumidores em atitudes ligadas ao consumo consciente, sustentável e colaborativo”, salienta a coordenadora do Programa Inova Santo Ângelo.
“Os vestidos de festa têm como características serem feitos de poliéster, nylon, que são materiais sintéticos e que podem até ser reciclados, mas não são biodegradáveis, vamos mostrar a importância de um novo ciclo para o mesmo vestido, que além de reduzir o impacto ambiental, proporcionarão a melhoria da autoestima e a realização dos novos donos. Compartilhamos da ideia de que a roupa mais sustentável é aquela que já existe”, explica Helenice.

Editorial de moda
Durante a semana, a ZISSAN e a direção do BICHO AMIGO, produziram um editorial de moda com a utilização destes vestidos que foram doados em prol desta iniciativa. O cenário foi a casa ecológica construída pelo arquiteto e urbanista Antonio Warpechowski, tendo a modelo Luana Dupont como a estrela da campanha, sendo fotografada por Marciele Steinhorst e pelo jornalista Rodrigo Bergsleithner, sob a coordenação do consultor de moda Marco Antonio Jobim, a curadoria de Helenice Reis e Vânia Fraccaro, acervo de Nadir Vier, make up de Lorenzo Martins Trindade. Todas as obras de arte evidentes no cenário fotográfico são de Antonio Warpechowski.
Se você tem essa habilidade e acredita nessa ideia, venha participar como expositor do Arraiá do Bicho Amigo, apoie a causa em defesa dos animais e engaje-se na ZISSAN.

Neste artigo

Participe da conversa