Por estes trilhos ainda passam grãos

1151 0

Não é todo dia que o trem passa pelos trilhos em Santo Ângelo. A periodicidade depende da necessidade de escoar grãos como soja, milho e trigo. Nesta semana partiram da cidade ao porto de Rio Grande 15 vagões com 750 toneladas, na semana anterior, 30 vagões com 1500 toneladas. O operacionalização do transporte é realizado pela Rumo ALL, que tem a concessão para explorar a malha viária no sul do Brasil. Na próxima semana os grãos serão transportados de Santa Rosa, onde a empresa cumpre um contrato para levar 5600 toneladas de grãos.

 

Na região composta por Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa e Giruá, a Rumo ALL opera com o transporte mínimo de 15 vagões de cada vez. A prática é adotada por questões técnicas de traçado da ferrovia, pela capacidade de manobra dos vagões nos terminais dos depósitos de grãos da Região e leva em conta custo benefício calculado a partir do ativo da concessionária e demanda de transporte. Depois de carregados os vagões seguem até a cidade de Cruz Alta, onde são montadas cargas com 60 vagões, e, finalmente, seguem até o porto de Rio Grande. Na maioria das vezes, o transporte é feito a partir de contratos fechados com as Tradings. (Leia no quadro ao lado o que são tradings).

 

A malha ferroviária

A malha ferroviária brasileira é dividida em regiões e estamos inseridos na Malha Sul que é operada pela empresa Rumo ALL. A nova companhia resultou da fusão de duas empresas do ramo a Rumo e ALL. Esta concessionária controla o transporte de carga em 12,9 mil quilômetros de malha ferroviária. Nesse período inicial de integração, a empresa tem foco na expansão da capacidade de operação, redução de custos e aumento da eficiência operacional.

 

Capacidade de expandir o transporte

O analista comercial da Rumo ALL, Rafael dos Anjos disse que a periodicidade que o trem passa pelos trilhos locais é maior na época da safra. Rafael admite que exista potencial para ampliar o transporte ferroviário na região, desde que a demanda seja mais constante. Do modo que está, tanto a disponibilidade de ativos (vagões e locomotivas) pela Rumo ALL, quanto o uso do serviço é aquém das necessidades de ampliação. Na opinião do analista a demanda não pode ser flutuante.

Contudo, segundo o Analista, a empresa pretende realizar investimentos com vistas na melhoria da capacidade de transporte na região, tanto na melhoria das locomotivas e vagões, quanto, na manutenção e renovação da ferrovia.

O carregamento de grãos em depósitos locais é negociado diretamente com as Tradings e pelos trilhos são transportados basicamente soja, milho e trigo. Ou seja, está resumido em commodities agrícolas e a serviço de empresas exportadoras. Quem passou pela Agrofel localizada na zona norte do município, observou que no pátio da empresa havia 15 vagões de trem, onde eram carregados 750 toneladas de grãos. A reportagem de O Mensageiro não foi autorizada a realizar fotos e nem mesmo a gerência forneceu qualquer tipo de informação.

A Uggeri SA possui uma unidade de recebimento de grãos na entrada do Bairro Indubras. No armazém de Santo Ângelo existe infraestrutura suficiente para carregar de 10 a 12 vagões em cada operação de transporte. Existe demanda e interesse em despachar os grãos pela malha Ferroviária, no entanto, a Uggeri não conseguiu fechar nenhum contrato com a concessionária em 2015.

Segundo a Rumo ALL é necessário que as empresas façam investimentos para aumentar a capacidade de operacionalizar o carregamento, é necessário no mínimo infraestrutura para aportar 15 vagões.

O que são Tradings e Commodities

A Trading é uma empresa comercial importadora e exportadora que opera como departamento de comércio exterior terceirizado de empresas, atuando tanto na área comercial quanto na área operacional. As commodities agrícolas (grãos de soja, milho e trigo) apenas estão depositadas nos armazéns de empresas locais. Assim que o produtor entrega o grão, mesmo que espere para receber o valor correspondente no momento mais oportuno, já não é mais o dono do produto, apenas tem a garantia de negociação conforme a cotação do dia, feita a partir da flutuação do mercado internacional regulado pela Bolsa de Chicago.

Em suma, são empresas comerciais exportadoras, conhecidas no mercado internacional como “trading companies”. A atividade dessas empresas não se confunde com a de produção para exportação ou de representação comercial internacional, caracteriza-se, especialmente, pela aquisição de mercadorias no mercado interno para posterior exportação. A Rumo ALL negocia o transporte diretamente com as Tradings.

Neste artigo

Participe da conversa