Papa Jesuíta desperta a curiosidade pelas Missões

738 0

O Papa Argentino Jorge Mario Bergoglio (Papa Francisco) é jesuíta, título que desperta os olhares internacionais pela história das Missões Jesuíticas, tanto dos Sete Povos Missioneiros, quanto das demais reduções que foram instaladas no Brasil e na Argentina.
A secretária de Turismo da cidade de São Miguel, Izabel Ribas afirma que. “Há alguns anos a visita concentrava um público maior de estudantes devido ao contato com a história e a aprendizagem, mas com a indicação do papa Francisco, que é um jesuíta missionário, os grupos de famílias incrementaram o fluxo turístico”, a declaração foi feita a Agência Efe.
Na expectativa de que o Papa Francisco, por pertencer à Ordem dos Jesuítas, venha visitar as Missões, no mês passado uma comitiva de prefeitos da região esteve em San Ignacio, província de Misiones, na Argentina, a convite do Intendente Municipal Juan Esteban Romero. O objetivo do movimento que está sendo organizado por autoridades municipais argentinas e paraguaias, agora também com o apoio da região das Missões, é reunir esforços para conseguir uma audiência com o Papa Francisco, no Vaticano, e fazer o convite formal para que ele visite a região e os 30 Povos Missioneiros.
Para dar mais força ao movimento, no encontro realizado em San Ignacio foi formada a Assembleia Permanente das Missões Jesuíticas-Guarani, integrada por autoridades municipais brasileiras, argentinas e paraguaias. Representam a região das Missões o prefeito de São Luiz Gonzaga e presidente da AMM, Junaro Figueiredo; o prefeito de Porto Xavier, Paulo Sommer; o prefeito de São Miguel das Missões, Hilário Casarin, e o prefeito de São Nicolau, Benone Dias.
Anfitrião do encontro, o Intendente Municipal de San Ignacio, Juan Esteban Romero destacou que “a união de forças é fundamental para dar mais credibilidade e relevância às ações conjuntas que serão realizadas, no empenho de que o Sumo Pontífice Papa Francisco visite a região”.
Conforme relatou Casarin, prefeito de São Miguel, município que detém o único Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade, localizado na região sul do país, além da tentativa de trazer o Papa Francisco à região, outros projetos integrados serão desenvolvidos pelo grupo, no intuito de valorizar e evidenciar a importância da história jesuítica guarani. “A próxima reunião será em Trinidad, no Paraguai, em fevereiro de 2014, quando teremos informações mais precisas sobre a atuação dos membros da Assembleia Permanente das Missões Jesuíticas-Guarani”, explicou.

Neste artigo

Participe da conversa