Ouro e Prata investe na valorização e segurança do motorista

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Toda vez que um passageiro entra em um ônibus, ele, o motorista, está ali, concentrado, com um sorriso de boas vindas e ciente da imensa responsabilidade que tem em suas mãos: transportar aquela vida que é, temporariamente, sua parceira de viagem. Para cumprir com louvor essa missão, ele conta com o auxílio luxuoso do velho amigo São Cristóvão, padroeiro da profissão. Mas, ele precisa, também, do respaldo de treinamentos e tecnologia que lhe possibilitem desempenhar bem a função. A Viação Ouro e Prata – que tem em seus quadros mais de 350 motoristas – mantém uma política organizacional com programas que oferecem incentivos, valorização e capacitação que garantem a segurança que esse profissional necessita.Celso Luis Ames, motorista na Região Noroeste, linha Santa Rosa/Porto Alegre, é um dos primeiros a destacar a grande satisfação de trabalhar em uma empresa que prioriza a segurança. “Sempre temos carros novos e os cursos de aprimoramento são excelentes”, atesta o profissional que dirige os carros da Ouro e Prata há 22 anos.  Esse dado é confirmado com números. Em 2010, a companhia promoveu mais de mil horas de treinamento com cursos como de padrões operacionais, direção defensiva, dicção e desinibição, uso de computador e acesso à internet. Além disso, direcionou cerca de R$ 1 milhão para melhorias nos alojamentos e infraestrutura das filiais. Mas as ações de valorização não param por aí. Criado em 2005, o programa Motorista Show é um dos grandes destaques da política de relacionamento humano da Viação Ouro e Prata. Com avaliações mensais, os profissionais capricham na saudável concorrência. A disputa tem um endereço certo: ao fim de cada exercício, o melhor motorista ganhava um automóvel zero quilômetro. Ganhava, pois, sempre atendendo e ouvindo seus funcionários, a empresa mudou o grande prêmio em 2011: em dezembro, serão três felizes motoristas ganhadores do prêmio de R$ 10 mil cada um. Isso tem feito com que os profissionais se empenhem cada vez mais no desempenho de suas funções. Os bons resultados são observados na outra ponta. A última pesquisa efetuada em nove Salas Vip da empresa aponta que 97,8% dos passageiros estão ‘satisfeitos’ ou ‘muito satisfeitos’ com o modo de dirigir dos motoristas. Outros 81,32% apontam ‘satisfação’ ou ‘muita satisfação’ com os serviços oferecidos pela Ouro e Prata.E essa relação de satisfação e confiança entre empresa, profissionais e passageiros é sintetizada pelo depoimento do motorista Gilson Elci Weirick, de Porto Xavier: “Antes de cada viagem, agradeço a Deus pela saúde de minha família, pelo meu trabalho e pelos colegas que tenho. Peço também proteção e tranquilidade para trabalhar em paz e poder atender todos os clientes da maneira mais cordial. Mas tudo isto é possível porque a empresa é muito boa para todos nós”.

O surgimento da Ouro e Prata

Em meados de 1939, na Praça da Matriz (25 de Julho), no município de Crissiumal/RS (na época distrito de Três Passos/RS) surgia a empresa de transportes Crissiumal, tendo como fundadores Willy Eugênio Fleck e Raimundo Fleck, que, primeiramente, contava com um caminhão de passageiros misto e dois caminhões de carga, todos da marca Ford. No ano seguinte, a empresa adquiriu o primeiro ônibus fechado, o pioneiro absoluto da Região Noroeste colonial e celeiro, numa época onde existiam um ônibus e três caminhões de carga para o transporte de fumo e de mercadorias. Devido à II Guerra Mundial, o país passava por uma crise da falta de gasolina. A empresa Crissiumal adotou o gasogênio para solucionar o problema do transporte, sendo mais tarde adaptado a um caminhão Ford no ano de 1942. Os ônibus e os caminhões de carga passaram a utilizar gasogênio. A empresa Crissiumal enfrentou diversos obstáculos com a mudança. Assim, no dia 28 de dezembro de 1944, a empresa abriu uma oficina no município de Três Passos/RS. Devido à proximidade de Três Passos e Ijuí, a empresa Crissiumal passou a atender as comunidades destes dois municípios. Neste município, a empresa abriu uma modesta seção de peças, a qual contou com uma oficina, comércio de gasolina, óleos e pneus, e passou a se chamar Willy E. Fleck & Cia. Ltda. Com a mudança para Três Passos/RS, a empresa decidiu mudar o nome de “Empresa Crissiumal” para “Pioneira” e no dia 9 de agosto de 1948 foi fundada a Viação Ouro e Prata S/A. Mas não era somente no transporte de passageiros e cargas que a empresa destacava-se nas regiões Celeiro e Noroeste Colonial. Assim, no ano de 1956, a Fleck S.A Indústria, Comércio e Importação, tornou-se um revendedor autorizado da Ford do Brasil S/A, sendo a primeira desta região a lançar no mercado veículos unidos diretamente na fábrica. Neste segmento, tornou-se, já nos primeiros anos de vida, um dos dez maiores revendedores de unidades Ford do Rio Grande do Sul. Trabalhando com linhas de ônibus que conectavam quase todas as cidades do Alto Uruguai com Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa, a Fleck S.A. comprou, em 1959, duas quotas da empresa Ouro e Prata de Transporte Ltda. Durante os anos que seguiram a esta compra, a empresa Ouro e Prata de Transporte Ltda procurou alargar os horizontes de seu campo de ação, iniciando em primeiro lugar a ligação Santa Rosa/Porto Alegre, Carazinho/Porto Alegre e mais tarde Porto Alegre/Santo Ângelo. Posteriormente, a empresa passou a atender as linhas Bagé/RS, Livramento/RS e Dom Pedrito/RS, todas ligando a Região da Fronteira à Metrópole Gaúcha. Isso fez com que o Diretor Presidente da empresa, Willy E. Fleck, decidisse fixar residência na capital gaúcha. O município de Crissiumal/RS foi criado pela Lei Estadual n° 2.553, de 18 de dezembro de 1954, cuja instalação ocorreu no dia 28 de fevereiro de 1955.Sendo a Fleck S.A., Indústria, Comércio e Importação acionista da Fleck Motoviaturas S.A, firma localizada em Porto Alegre, decidiu-se transferir a sede da empresa Ouro e Prata de Transporte Ltda de Ijuí para Porto Alegre.

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