Mulheres ganham atendimento especializado na Polícia Civil

814 0

A Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher foi inaugurada em Santo Ângelo. O ato contou com numerosa presença de representantes de entidades civis, políticas e militares e a presença do Chefe de Polícia Civil do estado, Delegado Guilherme Yates Wondracek. Além da inauguração das instalações o evento foi marcado pela posse da Delegada Luciana Cunha da Silva, que na referida ocasião, tarde do dia 17 de dezembro, assumiu o cargo e deu início aos encaminhamentos pertinentes ao cargo.
O ato foi marcado por agradecimentos às lideranças e entidades locais que se emprenharam para a instalação da delegacia. Mesmo sem as instalações definitivas a Delegacia foi inaugurada provisoriamente na Rua Antunes Ribas, 3609 – Centro Norte de Santo Ângelo.
O Delegado de Polícia Regional, Fernando Antônio Sobré de Oliveira, define o momento com uma conquista das famílias, representada na figura da mulher. A Delegacia pretende prestar um serviço, não só de repressão, mas de acolhimento. O delegado considera que a família seja a base da sociedade, neste sentido, o atendimento adequado às mulheres na delegacia poderá contribuir para uma sociedade mais justa e menos violenta.
A Delega Luciana afirma que é com muita felicidade que depois de quatro anos de intensas lutas inauguramos a DEAM em Santo Ângelo. A delegada afirma que em 10 anos de atuação na Polícia Civil adquiriu a sensibilidade para entender que a Delegacia da Mulher é o primeiro local onde a vítima de violência domestica procura ajuda. A delegada afirmou que a partir da Lei Maria da Penha a polícia tem os instrumentos necessários para romper com o ciclo de violência e acolher as mulheres de modo adequado.
Luciana Cunha da Silva é formada em Direito pela CNEC/IESA pós graduada em Ciências Penais, entre 2001 a  2004 Assessora Jurídica do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.  Em 2004 ingressou na carreira de Delegada de Polícia no Rio Grande do Sul assumindo a Delegacia de Polícia de Giruá. Em 2006 assumiu como titular da DPPA de Santo Ângelo.
As tratativas para a instalação da DEAM, Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher, iniciou no dia 13 de janeiro de 2011 quando a demanda foi definida como prioridade para a Polícia Civil regional. Naquela data, somaram-se aos esforços o COMDIN – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Santo Ângelo que formalizaram um abaixo assinado com quase 2000 assinaturas apoiando a proposta. A portaria 272/14 da Chefia de Polícia do Estado que cria a delegacia é datada de 11 de dezembro de 2014.
Um convênio com o IPE/RS permitiu o uso por cinco anos de um prédio na área central do município e viabilizou o projeto que foi encaminhado para a Secretaria Nacional de Políticas para as mulheres da Presidência da República que, enfim, contemplou a regional da Delegacia de Polícia em Santo Ângelo com recursos no valor de R$ 262.117,00 depositados na conta da prefeitura no dia 17 de novembro deste ano e a reforma que vai possibilitar as instalações definitivas deve ter o edital de licitação publicado ainda em 2014.
O sentimento dos comandantes da Polícia pode ser traduzido nas palavras da Delegada. “Os policiais estão qualificados ao atendimento especial às mulheres, proporcionar uma escuta acolhedora, capaz de trazer mais um pouco mais de confiança para continuar vivendo no seio familiar”.

Neste artigo

Participe da conversa