Monumento para quem nunca negou as raízes

925 0

Um monumento em homenagem a Noel Guarany será construído na cidade Gaúcha de Bossoroca. A iniciativa é da Confraria Icamaquã e tem custo estimado em R$ 50 mil reais. A estátua medirá 7 metros de altura da base até o topo e será construída com recursos de doações de amigos e simpatizantes da obra de Noel Guarany e amigos da Confraria do Icamaquã. A intenção é inaugurar o monumento em 10 de outubro de 2015. Dentro das comemorações da semana do Cinqüentenário de fundação de Bossoroca e o grupo está aceitando recursos através de doações para completar o projeto da obra.

 

Depois de pronta e inaugurada à obra será doada ao município de Bossoroca para que ela seja de domínio público. O local onde será colocada a estátua é num terreno público com área de 321,00 m2, cedido pela Prefeitura de Bossoroca à Confraria do Icamaquã, onde se situava o antigo Mangueirão.

O monumento vai representar Noel tocando violão e saindo de uma voçoroca. O projeto será empreendido pelo escultor Vinícius Ribeiro, cuja representação remete ao nome da cidade Bossoroca, em tupi guarani quer dizer Iby-Soroc, ou seja, rasgão no solo, barroca, voçoroca. Na opinião do escultor Vinícius Ribeiro, “ter uma estátua do Noel Guarany em Bossoroca é um objetivo nobre, pois a arte une os povos, gera renda e tornará Bossoroca ainda mais conhecida e reconhecida”.

Além da estátua, o projeto prevê o cercamento e o paisagismo do local. Vai custar em torno de R$ 50.000,00 pois trata-se de uma obra de 7 metros de altura, ou seja, 4 metros a altura da estátua e mais 03 metros a base. Até o momento já foram arrecadados cerca de 60% deste valor.

Os membros da confraria do Icamaquã ressaltam que o turismo é um fomento importante na economia de nações e cidades, além dos aspectos culturais considerados importantes pelo grupo o fomento ao turismo também pesou no empreendimento.

 

Porque Noel Guarany nas palavras dos membros da Confraria do Iquamaquã?

Esta estátua para nós é uma forma anunciar que somos missioneiros, que exaltamos as Missões e que queremos manter vivos e acesos os sentimentos de amor à terra. A obra e a imagem de Noel Guarany representam muito bem este sentimento, pois ele nunca negou as suas raízes e disseminou o nome e a identidade de Bossoroca.

 

Quem foi Noel Guarany

Considerado um ilustre bossoroquense de estilo próprio e reconhecidamente um dos maiores cantores missioneiros. Ele é um dos quatro troncos missioneiros juntamente com Jayme Caetano Braun, Cenair Maycá e Pedro Ortaça.

Na visão dos membros da confraria do Icamaquã Noel Guarany soube cantar e encantar plateias, sua obra é de uma grande profundidade e pesquisa, pois ele soube ao longo da vida fazer uma excelente garimpagem em termos de pesquisa. Considerado um homem temperamental, “de pavio curto”, polêmico e, às vezes, de personalidade irreverente.

No entanto, foi genial e genioso, pajador, guitareiro, excelente intérprete, um músico incontestável com seu belo timbre de voz e um excelente instrumentista. Ele cantou e sobre representar, de modo autêntico, a memória dos guaranis e tudo o que envolver o homem interiorano e suas raízes. E a obra dele é respeitada e reconhecida até hoje”.

 

SOBRE A CONFRARIA DO ICAMAQUÃ

A confraria do Icamaquã é uma entidade, com sede em Bossoroca, criada em maio de 2013 para desenvolver o movimento cultural e apoiar músicos, poetas, escritores e historiadores regionais. Entre as ações da confraria é possível destacar a criação de um fundo para aparar as ações dos grupo na realização de produtos culturais e informativos, realizar congressos, festivais, concursos, recitais, tertúlias, palestras, cursos e cavalgadas.

Como fazer as doações ?

Depósito bancário para a CONFRARIA DO ICAMAQUÃ. SICREDI. AGÊNCIA: 0307. CONTA CORRENTE 19412-7. Fazer depósito identificado.

Neste artigo

Participe da conversa