A necessidade de ampliar o número de atendimentos junto ao Centro Missioneiro de Equoterapia Santo Ângelo Custódio foi tema de reunião realizada no início da semana, dia 17, no Legislativo Municipal.
Conforme explicou a vice-presidente e coordenadora técnica do Centro, Mariliane Adriana Monteiro, atualmente uma equipe constituída por 5 profissionais atendem 32 crianças. Contudo, segundo Mariliane, existe uma lista de espera que envolve mais de cem famílias. “Nossa solicitação é pelo apoio do município para que possamos ampliar nossa equipe de trabalho e, assim, atender um número maior de pacientes”, afirmou.
Segundo Vera Lúcia Linck, Presidente da Associação de Amigos da entidade, o trabalho desenvolvido pelo Centro tem obtido excelentes resultados o que, por consequência, tem aumentado a solicitação por atendimentos. “Queremos atender essa demanda. Por enquanto o que nos impede são os recursos financeiros para a contratação de novos profissionais”, explicou.
Diante disso, o Presidente do Legislativo Municipal, Diomar Formenton (PT) comprometeu-se em apoiar à causa e ir em busca da disponibilização de auxílio para que, pelo menos, mais uma equipe seja instituída no Centro. “Sabemos dos benefícios que o tratamento proporciona aos pacientes. Santo Ângelo possuiu uma infraestrutura com grande capacidade de atendimento e por isso acreditamos que a solicitação além de necessária é plausível”, afirmou Formenton.
Equoterapia
Método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
Conceito da ANDE-BRASIL, 1999.
O CMESAC
O Centro Missioneiro de Equoterapia tem sua sede junto ao parque de exposições de Santo Ângelo. Com 1,2 mil metros quadrados de área construída, conta com picadeiro, duas salas de atendimento individual, ambulatório e sanitários adequados para pessoas com necessidades especiais, principalmente crianças.
O Centro conta com o apoio da Universidade Regional Integrada (URI), do Núcleo Missioneiro de Criadores de Cavalos Crioulos, Brigada Militar e da administração municipal. A finalidade da entidade é promover o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, social e afetivo dos praticantes. O cavalo é utilizado no tratamento por ser o animal que apresenta movimentos e estrutura óssea semelhantes às do homem.
O movimento tridimensional produzido pelo dorso do cavalo durante a marcha transmite 180 estímulos por minutos diretamente ao sistema nervoso central. O tempo de atendimento estipulado pelo Comitê Internacional de Equoterapia é de 30 minutos, o que representa para o praticante a realização de 1,8 mil a 2,4 mil ajustes tônicos. O tratamento é indicado nos casos de disfunções neurológicas, atraso global de desenvolvimento, síndromes diversas e distúrbios comportamentais.