Autorizada licitação para confecção dos projetos de ampliação do aeroporto

Obras permitirão embarques em aeronaves com o dobro da capacidade atual

2112 1

O edital dos projetos de ampliação e modernização do aeroporto Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo, deverá ser lançado nas próximas semanas. Na última quarta-feira, dia 9, o governo do Estado recebeu a autorização da Secretaria da Aviação Civil – vinculada ao Ministério da Infraestrutura – para iniciar o processo de licitação.

Aeroporto Regional Sepé Tiaraju em Santo Ângelo - Novo terminal de passageiros terá área cerca de três vezes maior do que o atual - Foto: Divulgação Selt
Aeroporto Regional Sepé Tiaraju em Santo Ângelo – Novo terminal de passageiros terá área cerca de três vezes maior do que o atual – Foto: Divulgação Selt

Com custo estimado em R$ 700 mil, os projetos básico e executivo preveem a construção de um novo terminal de passageiros, com 1,2 mil metros quadrados – área cerca de três vezes maior do que a atual –, a ampliação do pátio para aeronaves e melhorias na segurança da pista de pousos e decolagens.

Após a execução das obras, o aeroporto poderá receber aeronaves com capacidade para mais de 140 passageiros. Atualmente, a estrutura do Sepé Tiaraju comporta, no máximo, voos comerciais com 72 assentos.

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, considera a reforma e ampliação do aeroporto de Santo Ângelo um marco para o desenvolvimento das Missões. “Trata-se de um investimento estratégico para impulsionar essa importante região do Estado, que se notabiliza não só pela produção agrícola e industrial, mas também pelas atrações turísticas reconhecidas internacionalmente”, destaca. “A qualificação dos nossos aeroportos é fundamental para agilizarmos negócios e aproximarmos pessoas.”

A empresa vencedora da licitação terá prazo de seis meses para entregar os projetos. Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil.

Neste artigo

Deixe uma resposta para Claudio Lemes Louzada Cancelar resposta

1 comentário

  1. Claudio Lemes Louzada Responder

    A notícia parece boa. Mas, a depender do tradicional viés do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o aeroporto terá uma pista de pouso pequena e curta. Veja os recentes projetos em andamento, CAXIAS DO SUL em Vila Oliva 1.930 x 45m e PASSO FUNDO 1.900 x 30m.

    Há concretos indicativos que atualmente a pista MODERNA, BÁSICA e MÍNIMA tem (no Brasil) em torno de 2.300 x 45m e resistência para 95 toneladas ou superior para atender as cidades médias e de alto potencial de tráfego. Na China aeroporto regional tem pista mínima de 2.500 x 45m.

    Cito a recém-inaugurada pelo Governo Federal em setembro na cidade de Vitória da Conquista–BAHIA de 2.200 x 45m e 90 toneladas, Jericoacoara–CEARÁ 2.200 x 45m, a extensão (em preparo e andamento) de pista em Porto Seguro–BAHIA de 2.000 para 2.300 (2.300 x 45m), Maringá-PARANÁ de 2.100m para 2.390m, Florianópolis-SANTA CATARINA 2.400 x 45m ou ainda a em licitação de Maragogi-ALAGOAS de 2.200 x 45m.
    Todas prevendo receber sem restrições operacionais os jatos regionais 135-145 lugares, o Airbus A320-NEO (Azul e Latam) e Boeing B737-MAX (Gol), 180-220 passageiros dependendo da versão e configuração adotada pela empresa.

    Saudações e bons voos,