As assembleias são o ponto alto do modelo de gestão democrática e participativa do Sicredi, que consolida as cooperativas de crédito como uma sociedade de pessoas, em que o voto de todos tem o mesmo valor. As unidades são destinadas à captação de recursos para financiar as atividades dos seus associados e prestar serviços próprios de uma instituição financeira. Na Sicredi União RS, as assembleias acontecem desde o dia 19 de fevereiro com a presença de vários associados. Em Santo Ângelo a assembleia ocorreu no dia 03 de abril no CTG 20 de Setembro.
Este processo comprova que as cooperativas de crédito têm se firmado no mercado financeiro como um sistema mais inclusivo, participativo e justo, atuando como instrumento de organização econômica da sociedade. Os debates e as deliberações sobre os assuntos da cooperativa ocorrem nas 45 assembleias de núcleo que estão sendo realizadas.
No encontro, o vice-presidente Sr. Hermes Marchetti apresentou os resultados de 2013, com R$ 26,3 milhões em geração de sobras (resultados). Já o patrimônio cresceu 16,9% em 2013 comparado com o ano anterior, fechando em R$ 170 milhões. Para 2014 a Sicredi União RS está projetando um crescimento em torno de 11% em sobras e 18% em patrimônio líquido. Ainda conforme apresentado, neste ano novamente a proposta é distribuir o valor que ficará a disposição dos associados na assembleia 50% em conta-corrente e 50% em conta capital conforme a movimentação de cada um.
“Como dono do negócio, o associado deve capitalizar sua cooperativa permanentemente, pois quanto mais capital, mais ela poderá crescer e se fortalecer, maior segurança terá e mais recursos poderá repassar aos associados”, afirma o gerente da unidade de atendimento do Sicredi de Santo Ângelo Sandro José Fin.