Agricultores de 74 municípios do noroeste realizam 2° Grito de alerta

915 0

Agricultores de 74 municípios do noroeste gaúcho se reuniram em Santa Rosa na última quinta-feira, dia 12, como forma de mobilização por melhores condições de trabalho no campo. O 2º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste, que contou com a participação de aproximadamente cinco mil pessoas, buscou chamar atenção da sociedade e dos governantes sobre a importância da agricultura familiar, especialmente neste momento sócio-econômico delicado em função da seca.

 

De acordo com o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) Carlos Joel da Silva, presente no evento, a luta é por condições e recursos que mantenham o jovem no campo e incentivem a prática da agricultura familiar. Entre as reivindicações estão a liberação de recursos para os atingidos pela seca; garantir os direitos já adquiridos pela agricultura familiar e que não estão sendo cumpridos; renegociação das operações de crédito fundiário, cédula da terra e banco da terra; e, entrega da semente de milho do programa troca-troca até o final de junho.

Diante da seca que atingiu o Estado neste ano, os manifestantes pedem também seguro de um salário mínimo, durante seis meses, emcasos de perdas com evento climático através de decreto ou por laudo de comprovação de perdas emitidos por órgão oficial; e isenção de impostos para aquisição de equipamentos de proteção, irrigação e captação de.

A caminhada dos agricultores partiu da Praça da IndependêLeia Mais…ncia e esteve ao longo do dia em frente a instituições bancárias de Santa Rosa, com paradas para debates.

Neste artigo

Participe da conversa