Vida longa ao brinquedo

752 0

Em tempos de brinquedos descartáveis o trabalho artesanal de Lenir da Silva Kny, 58 anos, chama a atenção. Ela restaura bonecas e fabrica roupas para os brinquedos. Embora feito com simplicidade, contrasta com o modo de vida contemporâneo onde quase tudo é brilhante e descartável. Lembra-se dos bebezinhos? Cabeça, braços e pernas de borracha e corpo de pano?

 

Com o tempo o corpo se rompe e sobram em perfeitas condições as parte mais duráveis. Jogar fora ou consertar? Lenir concerta. Com este propósito alimenta conceitos de reciclagem reaproveitamento de materiais, contudo, em perfeita consonância com uma cultura da sustentabilidade.

Lenir resgata, restaura mais que uma boneca, também um fragmento perdido no tempo cultural da humanidade. Dar utilidade para produtos que estariam no lixo criando problema social é contemporâneo, no entanto contrasta com outro comportamento que nos últimos anos alcançou o ápice.

Para esclarecer sobre este assunto, citamos o Sociólogo Polonês, Zygmunt Bauman, que na última semana passou pelo Rio de Janeiro e nos lembra do resultado de seus estudos. Bauman tem obras que fazem um diagnóstico do nosso modo de vida e criou o conceito de “Modernidade Líquida”, em outra obra, “Identidade”, também relata como os jovens e crianças constroem suas personalidades baseados no processo contemporâneo. Usamos excessivamente produtos descartáveis onde o brilho das embalagens e a luz dos Shopping Centers fazem com que as bases da personalidade das crianças sejam inspiradas em valores descartáveis. Instituições como família, religião, estado, perderam a credibilidade e inclusive os relacionamentos são líquidos. (nada sólidos, temporários…)

Temperar o cotidiano com um pouco de cuidado e selo, usando um brinquedo como objeto de observação pode ser uma boa lição para uma criança. A restauração demonstra que aquele brinquedo quando cuidado com amor pode acompanha-la por longos anos, quiçá, uma vida toda.

Lenir da Silva Kny Mora do Bairro Ditz auxilia no Clube de Mães do Bairro Assistencial Braga, no qual já foi presidente. Lenir contribui com a renda da família ao fabricar artesanalmente tapete, almofada, capa de térmica, pano de prato. Percebeu que as pessoas colocavam fora as bonecas e resolveu trabalhar com a restauração delas, inclusive confecciona roupa nova para os brinquedos.

Neste artigo

Participe da conversa