Cumprindo agenda em Porto Alegre no início deste mês, a vice-prefeita Nara Damião e a secretária de Saúde de Santo Ângelo, Claudete Cruz, participaram de uma audiência com o novo secretário estadual de Saúde, o médico João Gabbardo. O encontro teve como pauta a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santo Ângelo e foi acompanhado pelo deputado federal, Osmar Terra. Esta foi a primeira audiência de Gabbardo como secretário de Saúde do Rio Grande do Sul.
Segundo a vice-prefeita Nara Damião Makvitz, durante a audiência foi explanado ao novo secretário de Saúde que a UPA de Santo Ângelo não está em funcionamento devido ao alto custo mensal de manutenção, que chegaria a R$ 1 milhão.
Em resposta, Gabbardo destacou que outras 11 UPAs do território gaúcho estão na mesma situação que a de Santo Ângelo e que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) estudará uma forma coletiva para viabilizar o atendimento nesses municípios. Gabbardo adiantou ainda que uma agenda será marcada em Brasília para buscar a reclassificação das UPAs gaúchas, o que diminuiria os custos de manutenção.
No caso de Santo Ângelo, a UPA é de Porte 2, segundo a assessoria da prefeitura de Santo Ângelo para o atendimento do número de habitantes do município (78.908 habitantes), uma UPA de Porte 1 seria suficiente para atender a demanda.
Nara ressaltou ainda que a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), também deverá participar de uma agenda na Capital Federal, solicitando a ampliação do repasse para a manutenção das UPAs por parte do governo federal.