Com vantagem, depois de vencer o Galo na primeira partida da final da Copa do Brasil por 3 a 1, o Grêmio, maior vencedor do torneio ao lado do Cruzeiro, volta a campo hoje, em busca do pentacampeonato da competição. A partir das 21h45min o tricolor recebe o Atlético-MG na Arena que deve estar completamente lotada, uma vez que todos os ingressos foram esgotados.
Para conquistar o título a equipe gaúcha pode até perder por um gol de diferença. Como não há gol qualificado, ao Galo, resta vencer por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou três para conquistar o bicampeonato.
Para a decisão, a equipe gremista teve alguns dias a mais para treinar, uma vez que a final seria realizada na última quarta-feira, dia 30, e foi adiada devido à tragédia com a Chapecoense. Desde a última quarta, o técnico Renato Portaluppi aproveitou os últimos dias para aperfeiçoar questões técnico-táticas e físicas. Nas horas que antecedem o jogo, o comandante tricolor ajustou detalhes da equipe. A dúvida principal consiste no substituto de Pedro Rocha, que cumprirá suspensão.
Vencedor da Copa do Brasil em 1989, 1994, 1997 e 2001, o Grêmio divide a condição de maior campeão da competição com o Cruzeiro, que ergueu a taça em 1993, 1996, 2000 e 2003. Já o Atlético vai em busca do bicampeonato depois de ter se sagrado campeão em 2014, quando superou justamente o arquirrival Cruzeiro na decisão.
Além disso, a expectativa para a final é ainda maior para os torcedores gremista visto que essa será a primeira final de expressão disputada pelo Grêmio desde 2007, quando a equipe foi derrotada pelo Boca Juniors na briga pelo título da Libertadores . Esta será também a primeira final disputada na Arena do Grêmio.