Tarifa de energia elétrica da RGE reduz a partir do dia 19 de junho

Consumidores da área de concessão da Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, pagarão menos pela energia elétrica a partir de 19 de junho. Os clientes...

1234 0

Consumidores da área de concessão da Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, pagarão menos pela energia elétrica a partir de 19 de junho. Os clientes de baixa tensão da distribuidora, dentre eles os residenciais, terão desconto médio de 7,03% no valor do kWh e os consumidores de alta tensão um reajuste negativo médio de 8,21%. Em média, as tarifas de energia elétrica aplicadas pela RGE ficarão 7,51% mais baratas. O Reajuste Tarifário Anual (RTA) foi homologado nesta terça-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A diminuição na tarifa está diretamente relacionada com a redução da cota de participação na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) em 2016. O CDE foi criado em pelo Governo Federal em 2002 para incentivar a geração de energias alternativas e subsidiar a Tarifa Social de Energia Elétrica, teve uma redução em seu orçamento de 31,5% em 2016 no comparativo com 2015.
A redução da tarifa em dólar da energia elétrica adquirida da Usina Hidroelétrica de Itaipu também teve reflexo no reajuste. A taxa de câmbio para a compra de energia de Itaipu foi de R$ 3,55. Essa cotação corresponde à média do valor da moeda americana divulgada pelo Banco Central do Brasil entre o período compreendido do 45º e 16º dias anteriores ao reajuste.

Neste artigo

Participe da conversa