A Secretária Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES) confirmou, em boletim nesta segunda-feira, dois novos óbitos por gripe A (H1N1). O registro eleva para 57 o total de vítimas fatais da doença em 2012. As mortes ocorreram em Teutônia e Santa Maria.
Os números atualizados apontam 447 casos confirmados da doença desde o início do ano. No total, 3098 casos foram notificados, 476 identificados com outros vírus e 412 em investigação.
As vítimas fatais foram um homem de 83 anos, morador de Teutônia, que morreu em 20 de julho, e uma mulher de 39 anos, residente em Santa Maria, com problemas de imunodepressão, que faleceu na quinta-feira.
Apesar da diminuição dos casos, a orientação é para que a população siga adotando medidas preventivas como lavar as mãos com frequência, manter os ambientes ventilados, utilizar lenço descartável ao espirrar ou tossir e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Havendo sintomas de síndrome gripal, com febre repentina acompanhada de tosse ou dor de garganta, dor muscular, nas articulações ou de cabeça, o paciente deve procurar uma unidade de saúde para avaliação médica e, se for o caso, iniciar o tratamento com Tamiflu. O medicamento pode ser retirado gratuitamente nas farmácias distritais mantidas de Porto Alegre com receita médica.
Fonte: Assessoria de Imprensa