Simulado de incêndio

794 0

Alunos da Escola Adventista participaram de uma simulação de incêndio na manhã de quarta-feira, dia 9. A ação faz parte de um projeto desenvolvido em toda a rede de escolas adventistas chamado “Educação Mais Segura”. Em Santo Ângelo contou com a participação do Comando Regional de Bombeiros – 11 CRB que destacou 4 homens, um caminhão e uma ambulância na simulação.
Na operação de treinamento e educação foi realizada a evacuação da escola. Os alunos, professores e funcionários puderam perceber como seria uma situação real de incêndio. A diretora da escola, Marta Scalcon, conta que os 200 alunos nesta fase do projeto estudam sobre plano de evacuação em caso de catástrofe, identificação de áreas de risco, reciclagem de lixo e educação ambiental, preservação da fauna e da flora, primeiros socorros e atendimento preventivo.
Os professores constataram que o tempo de evacuação diminui na medida que o treinamento é realizado e repetido. Na primeira simulação foi necessário 2,5 mim para que todos os alunos fossem encaminhados até a saída da escola, o processo foi repetido outras vezes e no último treino foi gasto apenas 1,10 mim.
O Sargento Claudir, disse que a corporação do 11 CRB apoia as iniciativas de prevenção de incêndio, pois considera importante que a comunidade escolar saiba como agir, tanto os alunos, quanto, funcionários e professores. Ele considera importante que todos identifiquem  as rotas de saída, os dispositivos disponíveis para usar no combate ao fogo e também saber como proceder em caso de uma situação real.
Mesmo que se tenha o conhecimento dos procedimentos é necessário formatar um esquema: Quem liga para os bombeiros? Quem dá o sinal para os alunos realizarem a evacuação? Quem vai usar os extintores para combater o incêndio? Ele destaca que, desde a sinalização com cones na rua, até questões simples de acompanhar os alunos devem ser pensadas e determinadas previamente.  
O sargento Claudir disse que a corporação está a disposição da comunidade para realizar os simulados e aconselha o encaminhamento de um requerimento para que o agendamento possa ser realizado.

Neste artigo

Participe da conversa