RS tem nova madrugada fria, mas sem mínimas negativas nesta sexta

A madrugada de sexta-feira (27) foi fria mais uma vez no Rio Grande do Sul, mas com elevação nas mínimas em relação aos dois últimos dias. Das 35...

758 0

A madrugada de sexta-feira (27) foi fria mais uma vez no Rio Grande do Sul, mas com elevação nas mínimas em relação aos dois últimos dias. Das 35 estações de medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nenhuma marcou temperatura negativa até as 8h. No entanto, somente uma delas registrou mais de 10°C ainda na madrugada. Foi em Torres, no Litoral Norte, com 11,6°C até as 5h.

Algumas mínimas mais baixas entre a madrugada e o amanhecer foram verificadas em São Gabriel, com 1,8°C, Quaraí, com 2,4°C, Santa Maria, com 2,6°C, São José dos Ausentes e Vacaria, com 3°C, Alegrete, com 3,3°C, e Uruguaiana e Bagé, com 3,7°C. Em Porto Alegre a estação do Inmet registrou 8°C até as 8h.

A sexta será fria, mas de tempo seco, com pequena quantidade de nuvens no céu. Pode ocorrer formação de nevoeiro na Campanha e na Metade Sul do estado. A nebulosidade será mais intensa nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina, com chances de chuva fraca em pontos isolados.

As temperaturas máximas no Rio Grande do Sul devem ficar mais um dia abaixo de 20°C. Em Porto Alegre e na Região Metropolitana o tempo também ficará seco e frio. Os termômetros não devem passar de 17°C à tarde.

Fim de semana com previsão de chuva

O Inmet prevê pancadas de chuva tanto no sábado (28) como no domingo (29). O Fim de semana deve começar com céu parcialmente nublado, com aumento da possibilidade de precipitação entre a tarde e a noite. O tempo pode permanecer seco no Sul e no Oeste. Principalmente no domingo, a previsão indica chuva forte na divida com Santa Catarina. As máximas também não passarão de 20°C.

Julho ainda não terminou, mas em várias cidades do Norte do estado o acumulado de chuva já está maior ou igual à média do mês. Bom Jesus foi o município mais atingido. Até a quinta-feira (26) o Inmet registrou quase 225 milímetros (ou 55% acima do normal) de chuva. Outras cidades da Serra, como Lagoa Vermelha, Caxias do Sul, Canela, Cambará do Sul, Vacaria e São José dos Ausentes também tiveram chuva acima da média (entre 10% e 50% acima do normal e acumulados entre 165 mm e 200 mm).

Já no Oeste e Sul do estado a situação é inversa. Não chove forte há quase um mês e julho se aproxima do fim com acumulado em torno de apenas 20 mm em Quaraí, o que corresponde a 25% do normal para o mês. Também choveu muito pouco em Uruguaiana, São Borja, Santa Vitória do Palmar, Chuí e Bagé, São Gabriel, Santa Maria e São Luiz Gonzaga.

Fonte: G1

Neste artigo

Participe da conversa