O Rio Grande do Sul registrou redução da acidentalidade em 2015. O cálculo refere-se às ocorrências de janeiro a novembro de ambos os anos. Até novembro de 2016, a diminuição se manteve, com 3,8% menos vítimas do que no mesmo período do ano anterior. O balanço fechado, com os números de dezembro, deve ser divulgado pelo Detran ainda neste mês
O diretor-geral do Detran, Ildo Mário Szinvelski, afirma que a redução é resultado da fiscalização mais intensa, das campanhas de conscientização e da punição dos infratores, com a implementação da Lei Seca. “Sem dúvida, estes fatores contribuíram muito para o refreamento de condutas inadequadas”, ressalta.
Campanhas
Desde 2015, o governo promove uma campanha educativa de trânsito integrada entre Detran, Daer, EGR e Comando Rodoviário da Brigada Militar. A proposta é reforçar aos motoristas a importância de obedecer as normas de trânsito e os limites de velocidade para evitar acidentes, principalmente, durante as viagens de veraneio.
Paralelamente à campanha, a fiscalização nas estradas está sendo intensificada nos meses de verão, entre dezembro e fevereiro. Além disso, o Detran coordena uma série de ações voltadas para os estrangeiros que vão circular nas rodovias do Rio Grande do Sul nesse veraneio. Entre elas, estão a distribuição de material informativo nos postos de migração e material publicitário dirigido a argentinos e uruguaios, nas redes sociais. A Balada Segura, principal política pública de combate ao álcool no trânsito, estará presente no Litoral pela sexta vez consecutiva. A Operação Viagem Segura, que reúne esforços de diversas instituições para fiscalizar as estradas em feriados e finais de semana, também contribui para prevenir acidentes, com ações especiais em datas como Natal, Ano Novo, Navegantes e Carnaval.