Cerca de dois mil PMs do interior do Estado devem reforçar a segurança de Porto Alegre. O remanejamento é para garantir a segurança da copa do Mundo e os policiais devem desembarcar na capital a partir de 15 de maio.
De acordo com números oficiais do governo o efetivo da Polícia Militar atuando no estado é de 23 mil homens. A previsão é de que 2.956 policiais e bombeiros atuem diretamente na segurança do Mundial. Desses, 402 serão agentes do Batalhão de Operações Especiais (BOE).
A diretoria da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) convocou uma reunião emergencial para esta quarta-feira. Será avaliada, na ocasião, a transferência temporária de 2 mil policiais militares do Interior para Porto Alegre, com o objetivo de reforçar a segurança na Copa.
Valdir Andres avalia a medida como “negativa” e convoca reunião para discutir alternativas. Segundo o presidente da Famurs “Estamos desvestindo um santo para vestir outro”.
Andres diz que a grande maioria das prefeituras não tem alternativa para suprir a redução no número de policiais, por não contar com guardas municipais.