Foram retomados os encontros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança Pública (GGI-M). A reunião que marcou o reinício das atividades foi realizada na sexta-feira, dia 2, conduzida pelo prefeito Jacques Barbosa e pelo vice-prefeito Bruno Hesse, com a presença de um colegiado de autoridades representado os órgãos da segurança pública de Santo Ângelo.
Na reunião ficou cristalina a satisfação dos órgãos da segurança pública com a iniciativa do Governo Municipal de revitalizar o GGI-M, pois segundo manifestações dos representantes das instituições, com a desarticulação do órgão, Santo Ângelo deixou de receber um grande volume de recursos de programas da União e do Estado por falta de projetos voltados ao setor.
Pretende-se retomar programas sociais voltados à criança e ao adolescente proporcionando o acesso a atividades de esporte, cultura e lazer. Foi destacado também pela administração municipal a necessidade de investimentos na modernização da iluminação pública, tendo em vista a redução da violência e da criminalidade. O chefe do Executivo anunciou a retomada do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), a efetivação do Programa de Esporte e Lazer na Cidade (PELC) nos bairros de Santo Ângelo e o projeto para a ressocialização de detentos, em parceria com a URI e a SUSEPE, com a instalação de um fábrica de artefatos de concreto e uso de mão de obra prisional.
PROJETOS
O representante do comando do Corpo de Bombeiros, Juliano Morais, anunciou que está em fase de retomada o programa Bombeiro Mirim e em análise um projeto pioneiro no Estado e que deverá começar por Santo Ângelo. É o Programa Educacional de Prevenção de Acidentes e Desastres (PEPAD), que tem como público alvo alunos desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior. Morais também discorreu sobre o Programa Bombeiro no Bairro que, através de visitação, oferece orientações às famílias sobre prevenção de sinistros, além de outros atendimentos.
A Receita Federal, através de seu representante no Gabinete, Carlos Pinto de Moraes, também informou os projetos que a instituição realiza como o Programa de Educação Fisca, voltado a orientar crianças e adolescentes sobre tributação.