A série Visceral Brasil é transmitida pela TVE em rede com a TV Brasil. No episódio “O som e a cor da minha terra” é possível conferir o panorama da música brasileira de raiz na visão de alguns de seus músicos mais viscerais e representativos. O próximo episódio tem como personagem o cantor e compositor gaúcho Pedro Ortaça.
Nascido e criado nos Sete Povos das Missões, Ortaça faz da música um instrumento para manter acesa a fogueira cultural da região fortemente cultivada pelos indígenas guaranis e pela ordem religiosa jesuíta. Do leste do rio Uruguai, o músico canta histórias de enchentes, de lutas sociais e de homens e mulheres que dedicaram suas vidas a labutar na terra. Deste terreno fértil também brotam canções e poesias improvisadas sobre temas como a honestidade e a amizade, além de pajadas inspiradas por utopias e amores fronteiriços.
Nascido em 1942, hoje Pedro Ortaça é Mestre das Culturas Populares Brasileiras – Prêmio Humberto Maracanã do Ministério da Cultura e tem mais de 120 músicas de sua autoria, consagrando-se com um dos principais baluartes da cultura gaúcha.